MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 31 de agosto de 2021

O país das falácias e das contradições

 



O Brasil é o país onde muitos artistas que pregaram o discurso do “fica em casa” durante a pandemia foram aqueles que continuaram dando e frequentando festas, e que continuaram trabalhando em novelas. Lívia Abreu para o Instituto Liberal:


Hypokrinein ou hypocrisía são os termos gregos que deram origem à palavra hipocrisia – do latim hypocrisis – e significam inicialmente “separar gradualmente”, “representar um papel” ou “fingir”.

Hipócritas eram, na Grécia antiga, os atores e comediantes que, no teatro, durante as apresentações, fingiam ser outras pessoas. Assim, o que eles faziam no palco era uma hipocrisia, que significava “fingimento”. Há também etimologistas e filólogos que ligam a origem da palavra ao termo grego hypokrínomai, “diálogo”, estando ligado ao trabalho de interpretação de uma peça.

Nesse sentido, importante, ainda, destacar que o grego Hipócrates, conhecido como “pai da medicina”, não tem nada a ver com a raiz etimológica que deu origem ao termo.

Na língua portuguesa, desde o surgimento do termo, no século XIV, a palavra hipócrita já trazia em si ínsita a acepção que hoje conhecemos, no sentido de pretensão ou fingimento de ser o que não é. Tal uso consolidou-se com o padre e erudito São Jerônimo, que empregou o termo para designar um tipo bem específico de ator: o devoto fingido, falso bom cristão.

Assim, atualmente, em sua acepção mais comum na língua portuguesa, hipocrisia é o ato de fingir ter falsas ideias, sentimentos, crenças e virtudes. O hipócrita, então, comumente exige dos outros que se comportem dentro de certos parâmetros de conduta moral, quando ele mesmo não é capaz de segui-los. Seria, portanto, a recusa de aplicar a nós mesmos os mesmos valores que se aplicam a outros.

Hipocrisia também pode ser usada para designar uma contradição, incoerência, falsidade, ou mesmo um descompasso entre a fala e as atitudes dos sujeitos – o famoso “faça o que eu digo, faça o que eu faço”.

Nesse sentido, é de menos hipocrisia que o Brasil precisa, como primeiro passo para se tornar um lugar melhor. Para melhorar, primeiro temos de admitir nossas fraquezas, escancarar nossas facetas mais obscuras enquanto sociedade, para, só assim, buscar corrigi-las.

O Brasil é o país onde muitos artistas que pregaram o discurso do “fica em casa” durante a pandemia foram aqueles que continuaram dando e frequentando festas, e que continuaram trabalhando em novelas – tidas como atividades essenciais, quando até os supermercados tinham trechos isolados, porque só estavam autorizados a comercializar determinados produtos.

É o país onde muitos parlamentares vestem (literalmente) a camisa da liberdade, enquanto votam contra a liberdade de expressão.

O Brasil é o lugar onde a saúde é garantida a todos de graça, pelo Sistema Único de Saúde. E o brasileiro paga em média R$ 1.400,00 anuais pela manutenção deste sistema. É aqui o país em que todos são iguais perante a lei, mas onde aqueles cidadãos que tentam pagar pela saúde privada são penalizados, obrigando-se o plano a reembolsar o SUS, sempre que seus clientes são atendidos na rede pública – e, por óbvio, encarecendo ainda mais os planos de saúde, e dificultando-se o acesso à saúde privada. É também aqui que faltam leitos para internações básicas, faltam materiais básicos, como gazes e curativos nos hospitais, mas onde o Estado é obrigado pela Justiça a arcar com tratamentos milionários que beneficiam apenas uma pessoa, em detrimento de milhares.

Em muitos lugares, falta saneamento básico, saúde e educação – mas o que não falta é dinheiro para o “Fundão Eleitoral”. Faltam verbas para investimentos básicos, mas os parlamentares explicam que os R$ 5,7 bilhões destinados ao financiamento das campanhas eleitorais – quase três vezes o orçamento da cidade de Vitória/ES – são essenciais para a defesa da democracia, que, da noite para o dia, se tornou o valor prioritário a ser defendido no país. Nessa esteira, importante lembrar que o Brasil é também o país onde os parlamentares brigam por questões como a liberação do comércio da cannabis, mas se juntam para passar leis como essa que garante mais verbas para o Fundo Eleitoral, contrariando a vontade daqueles que os puseram ali e que pagam seus salários– os eleitores.

Somos o país em que, para atender aos cidadãos, os órgãos públicos em geral só abrem na parte da tarde, os Correios só funcionam das 10 às 16h, mas a Receita Federal, responsável pela arrecadação de tributos, funciona das 07 às 19h.

É no Brasil que é possível ouvir, nas longas filas de atendimento nos Correios, clientes gritarem “se assim já é ruim, imagina quando privatizar”, quando essas mesmas pessoas dificilmente enfrentaram filas tão longas ou atendimentos tão ruins em empresas privadas – porque isso é o tipo de coisa que só permanece em uma empresa que exerce suas atividades em regime de monopólio.

É também aqui que as pessoas batem no peito para defender o proletariado e criticam a mais-valia supostamente praticada pela Apple na produção de seus telefones – e postam isso tudo em suas redes sociais, diretamente de seus recém-comprados iPhones.

Enfim, eu poderia passar horas citando essas contradições do nosso país, pois são muitas, e estão em todos os lugares.

É importante quebrarmos esse ciclo de falácias, que nos impedem de ver claramente a realidade do nosso país e, assim, também buscar soluções. Temos de admitir nossas falhas enquanto país, nossas deficiências como indivíduos e como sociedade; de nos recolher à nossa insignificância, a fim de, com muito trabalho, fazer a diferença.

Temos de acabar com o discurso de “o Estado tem de”, de achar que merecemos muito, sem nada fazer. Temos de produzir e fazer por merecer.

Deixemos a hipocrisia para os palcos, pois é somente encarando a realidade, tal como ela é, que podemos fazer algo para mudá-la.

*Artigo publicado originalmente no site do Instituto Líderes do Amanhã.
 
blog  orlando  tambosi

Nenhum comentário:

Postar um comentário