MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Instituto Alziras lança Programa GPúblicas com a participação de 30 prefeitas

 


 

Programa gratuito será lançado amanhã (31) e oferece formação, rede pluripartidária de apoio, articulação e cooperação de mulheres na gestão pública

 

Idealizado pelo Instituto Alziras, programa GPúblicas abordará políticas públicas que levam em conta o impacto da pandemia nos municípios brasileiros com olhar transversal sobre os marcadores de gênero e raça

 

Estudo realizado em mais de 5.000 municípios aponta que cidades governadas por mulheres tiveram 43% menos mortes e 30% menos internações por Covid-19

 

Uma rede pluripartidária de apoio, articulação e cooperação de mulheres na política e na gestão pública. Um caminho para solucionar desafios, fortalecer capacidades e difundir boas práticas e políticas públicas. Uma abordagem de políticas públicas que considera o impacto da pandemia nos municípios brasileiros, com olhar transversal sobre os marcadores de gênero e raça.

 

Estes são o eixo, o propósito e os desafios do programa Gpúblicas – Rede de Mulheres na Gestão Pública, uma iniciativa que o Instituto Alziras está lançando no próximo dia 31 de agosto, em webinário que contará com a participação de prefeitas e especialistas em gestão pública que integram a rede.

 

O programa GPúblicas é uma co-realização do Instituto Alziras, da Fundação Konrad Adenauer e da Porticus em parceria com a Rede de Mulheres Cientistas, Associação do Especialistas em Políticas públicas e Gestão Governamental (ANESP), Confederação Nacional de Municípios (CNM), Associação Brasileira de Municípios (ABM), Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e assessoria técnica da Travessia Políticas Públicas.

 

Três ciclos de formação estão previstos pelo GPúblicas para os meses de agosto, setembro e outubro: combate ao Covid-19, orçamento e finanças municipais, e transparência e governo aberto.

 

Os ciclos de formação contam com webinários, com a presença de gestoras e especialistas em políticas públicas; laboratórios de soluções, para intercâmbio de experiências e sistematização de boas práticas, com equipes de técnicos das prefeituras; e desenvolvimento e disseminação de cartilhas e demais materiais formativos. As atividades serão totalmente online, por meio das plataformas Zoom e YouTube.

 

O primeiro webinário, no próximo dia 31, terá como tema “Enfrentamento ao Covid-19: práticas exitosas em municípios governados por mulheres”, e contará com a participação das prefeitas Fátima Pacheco (DEM), de Quissamã (RJ); Marcia Conrado (PT), de Serra Talhada (PE); Eliene Liberato (PSB), de Cáceres (MT); e Francinete Carvalho (PSDB), de Abaetetuba (PA). 

 

Também estarão presentes os especialistas Raphael Bruce, autor do estudo que identificou que cidades governadas por mulheres tiveram 43% menos mortes em decorrência da Covid-19; e Edna Maria de Araújo, docente do programa de pós-graduação em saúde coletiva na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e coordenadora do grupo de trabalho sobre racismo e saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO).

 

"A ampliação da participação de mulheres na política e na gestão pública deve ser acompanhada por novos paradigmas e novas formas de se fazer política. O GPúblicas surgiu com o objetivo de apoiar mandatos de mulheres comprometidas com a democracia, com os direitos humanos e com o desenvolvimento sustentável", ressalta Marina Barros, diretora e cofundadora do Instituto Alziras.

 

Após o webinário, parte do conteúdo será disponibilizado no site e redes sociais do GPúblicas.

 

 

Serviço

Lançamento do GPúblicas 

Webinário: “Enfrentamento ao COVID-19: práticas exitosas em municípios governados por mulheres”

Data: 31 de agosto de 2021

Horário: 11h às 12h

Transmissão: via YouTube do Instituto Alziras (https://www.youtube.com/institutoalziras) e parceiros; e zoom 

Inscrição: bit.ly/gpublicas

 

 

Programação: 

11h - Abertura institucional

O Desempenho das Prefeitas brasileiras no combate ao COVID-19, com Raphael Bruce

A invisibilidade do racismo nos dados da COVID-19, com Edna Maria de Araujo

Prefeita de Quissamã-RJ, Fatima Pacheco (DEM)

Prefeita de Serra Talhada - PE, Marcia Conrado (PT) 

Prefeita de Cáceres – MT, Eliene Liberato (PSB) 

Prefeita de Abaetetuba – PA, Francinete Carvalho (PSDB) 

Campanha #Informar, prevenir, salvar. Apresentação do material por representante do Observatório COVID -19 e da Associação de Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP). 

12h30 - Encerramento


 

Sobre o Instituto Alziras 

O Instituto Alziras é uma organização sem fins lucrativos que tem o objetivo de ampliar e fortalecer a presença de mulheres na política e na gestão pública. Fundado em 2017, a organização tem como inspiração a história de Alzira Soriano, primeira mulher a vencer uma eleição no Brasil (1929), três anos antes da conquista do direito ao voto pelas mulheres no Brasil. Alzira foi a primeira prefeita latino-americana.


 

Mais informações:

Giovana Calandriello

giovana@pensataconteudo.com

(11) 99972-4121

Nenhum comentário:

Postar um comentário