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sábado, 19 de junho de 2021

Great Wall estuda comprar fábrica da Mercedes-Benz em São Paulo

 

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Great Wall estuda comprar fábrica da Mercedes-Benz em São Paulo

Localizada em Iracemápolis, interior de São Paulo, a fábrica da Mercedes-Benz, que fazia os modelos Classe C e GLA, continua fechada e esperando por um comprador. Mas, de acordo com Bloomberg, este já se apresentou na forma da Great Wall Motors.

Com investimento de R$ 600 milhões na planta paulista, a Daimler fez os dois modelos de luxo entre 2016 e 2020, encerrando a produção e as gerações anteriores do sedã e do crossover, agora novamente importados.

Tendo capacidade para 20.000 carros por ano, a instalação é muito moderna em seu processo produtivo e parece atender aos requisitos da Great Wall, conforme nós já comentamos anteriormente.

Para produção de picapes, SUVs e carros elétricos, pelo menos nos dois primeiros, a Great Wall teria em Iracemápolis mão de obra local já treinada e também espaço para expandir a instalação, já que a área da fábrica tem 4 milhões de m2.


No centro do estado de São Paulo, a fábrica é próxima do principal polo automotivo do país e permitiria a exportação via portos de Santos e Guarujá, assim como importação de peças e componentes da China pelos mesmos terminais.

Em expansão, a Great Wall Motors já comprou fábricas da General Motors na Índia e Tailândia, buscando o importante mercado do Sudeste Asiático e também a possibilidade de atingir mercados da Europa e África, através da Índia.

Além disso, quer fixar uma base sólida na América do Sul por meio do Brasil, onde já contratou Anderson Suzuki, ex-Toyota, para diretor de Planejamento de Produto da região.

Great Wall estuda comprar fábrica da Mercedes-Benz em São Paulo

Já presente em alguns mercados latinos, a Great Wall focará naturalmente nos segmentos que são mais interessantes, embora os carros elétricos sejam um potencial apenas para o futuro.

Sofrendo enorme pressão de fabricantes como VW e GM na China, onde a marca tem predominância nos segmentos de SUVs e picapes, a Great Wall se viu forçada a explorar mercados externos com mais energia.

Aqui, a Great Wall tentou entrar pela primeira vez em 2008, quando o NA divulgou com exclusividade sua introdução no país, porém, a operação não deu certo.

Oito anos depois, a empresa sondou o estado de São Paulo e chegou a ter um site local, já com planos de fábrica, mas igualmente a ação fracassou.

Agora, a Daimler não tem o que fazer com Iracemápolis, embora diga que explora outras possibilidades para a planta. No local, a empresa desistiu de fazer carros (pela segunda vez, diga-se de passagem) e se manterá nos caminhões e ônibus nacionais.

[Fonte: Bloomberg]

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