MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 29 de junho de 2021

Canal Angelini aborda o Sagrado e o Profano

 



           O Canal Angelini recebe o Prof. Jorge Miklos para falar sobre o sagrado e o profano. Coordenador de pós-graduação de Comunicação e Cultura Midiática da Universidade Paulista e organizador do livro “Veredas do Sagrado: interfaces entre Imaginário, Ecologia e Religião” (Ed.Humanitas-USP), Prof. Miklos mostra que o sagrado é ao mesmo tempo o que atrai e afasta, como os textos mitológicos onde aparecem atos que chamam a atenção mas exercem o medo, trafegando no inconsciente, como um mistério.

“A religião precisa de dogmas, o primeiro livro sagrado é a natureza. Não tinha escrita, mas os ancestrais viam os deuses nas estrelas, na terra, rios... O Papa Francisco aborda isso na encíclica ecológica. Não dá para separar a ecologia do sagrado. O que não está em livros sagrados é encarado como profano porque a mente humana consegue identificar o que se manifesta pela fé, religiosidade, mistério e rituais. Expressões e atitudes que estejam nesse foco são profanas”, explica o Prof. Miklos.

O importante é o sentido da vida e onde a pessoa encontra o sagrado na sua vida. “Quando alguém entra num templo religioso, sente paz e o silêncio impera, mesmo que do lado de fora tenha muito barulho. Esse lugar sagrado muda sua fenomenologia, é um portal. Caso a pessoa não acredite nisso, é um espaço profano. A temporalidade e o espaço da consciência determinam a projeção do sagrado e do profano”.

Existe hoje uma “midiatização” das religiões. Se antes a Tv era demoníaca para as religiões, hoje são utilizada para proselitismo de suas doutrinas. “ A mídia se sacralizou e o sagrado se midiatizou. A adaptação do culto religioso para a mídia (Tv ou rede social) é uma prova disso. Alguns cultos são mais um show performativo, como animador de auditório, do que uma celebração de fé”, enfatiza o professor.

O programa com a entrevista do Prof. Jorge Miklos estreia dia 1º de julho no Canal Angelini no Youtube e no Spotify.


Vera Moreira/ Assessora de Imprensa/ (11) 3253-0729 e 99973-1474

vera@veramoreira.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário