Empresa de tecnologia conta com plataforma DigitalOps, que traz insights e oportunidades de negócios na utilização do novo sistema
São Paulo, fevereiro de 2021 – O open banking, sistema bancário aberto, acaba de entrar em vigor e deve trazer grandes transformações ao mercado financeiro. Porém, ainda é prematuro dizer como as autorizadoras de pagamentos, carteiras digitais ou os próprios bancos poderão utilizar o sistema para desenvolver seus negócios e, especialmente, evitar perdas de dinheiro. Segundo a consultoria alemã Roland Berger, o impacto na receita dos bancos brasileiros com a chegada do open banking deve ser de até R$ 110 bilhões.
Inserida nesse cenário, a NAVA Technology for business vê grandes oportunidades com a chegada do open banking, uma vez que a nova tecnologia permite que as instituições acelerem a criação de novos modelos de negócios, desenvolvam ecossistemas com a participação de outras empresas e, principalmente, proporcionem ofertas e produtos personalizados de acordo com os hábitos de consumo de seus consumidores.
Em sua área de Estratégia, a companhia já tem auxiliado clientes de forma positiva, no desenho de experiência do usuário, com abordagens de design thinking focadas em cocriação, para a real necessidade de seu público-alvo. Por isso, por meio da plataforma Digitalops, a NAVA oferece o monitoramento das transações em tempo real, insights de volumetria e transações, além de oportunidades de negócios de acordo com o comportamento e desempenho do cliente.
A solução possui um conjunto completo de funcionalidades para apoiar equipes de negócios, TI, operações, marketing e outras áreas de grandes corporações que buscam acompanhar a experiência dos consumidores no ecossistema do open banking, além de identificar o comportamento das transações, de modo a gerar mais oportunidades de negócios, como novas ofertas de produtos que podem se adaptar ao usuário.
“O perfil dos consumidores no open banking é de maior autonomia em relação ao que estamos acostumados, por causa da liberdade, quase sem restrições, do cliente”, afirma Emanuela Ramos, vice-presidente executiva da área de Business Development.
O novo ecossistema permite que a população tenha acesso a serviços em diversos sistemas bancários, com produtos que antes não eram oferecidos. “Nossa ferramenta monitora as transações, a experiência do cliente e seus hábitos de consumo. E, além de realizar acompanhamento em tempo real, podemos sugerir mudanças nas ofertas para determinados grupos de consumidores, com possibilidades infinitas para nossos clientes”, comenta Emanuela.
Entre alguns dos benefícios do open banking,
destacam-se ainda: a alta eficiência do monitoramento, que garante a
inteligência na análise dos dados; aumento de disponibilidade e
performance dos serviços digitais, uma vez que há a possibilidade de
mitigar possíveis riscos financeiros.
“O open banking traz maior autonomia para o cliente escolher seus produtos financeiros. Será possível, por exemplo, utilizar serviços distintos de um banco A, e outro serviço completamente diferente contratado por um banco B e assim por diante. Tudo de maneira simples e rápida, com mais transparência, poder de comparação e, principalmente, de escolha nas mãos do cliente. Não é mais uma relação de dependência do usuário com o banco. Nosso trabalho é auxiliar as empresas que contam com a NAVA: bancos, fintechs ou carteiras digitais. Queremos que as empresas que utilizam nossos serviços tenham a melhor jornada e aproveitem para desenvolver novos negócios”, completa Emanuela.
A NAVA conta ainda com um time de engenheiros responsável pela implementação, avaliação e suporte da plataforma. Possui um centro de desenvolvimento de produtos (P&D), que atua focado em inovação, levantamento de dados sobre o mercado, novas tecnologias e tendências, para aperfeiçoar os recursos de customer experience de acordo com a evolução dos negócios.
Sobre a Nava
A NAVA é o resultado da consolidação de um grupo de empresas de tecnologia que se uniram para fornecer serviços e soluções digitais que transformam o mundo dos negócios. Com um portfólio robusto, a companhia auxilia clientes dos setores financeiro, seguros, meios de pagamento, educação, energia, saúde, telecomunicações e varejo, entre outros, a alavancar suas jornadas de evolução digital. Hoje, 65% das operações de cartões no Brasil são monitoradas pela NAVA. Para mais informações, acesse: https://nava.com.br/pt/.
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