MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 29 de abril de 2020

Docente da Unicid é coautora de livro do Ipea sobre políticas para a redução das desigualdades no Brasil

UnicidXcom

Vanda Mendes Ribeiro é doutora em Educação e coordena o Programa de Pós-Graduação em Educação da Instituição;
Obra do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada contou com a participação de gestores e pesquisadores nas áreas de saúde, assistência social e educação
São Paulo, 29 de abril de 2020 – A docente Vanda Mendes Ribeiro, doutora em Educação e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Cidade de S. Paulo - Unicid, instituição que integra a Cruzeiro do Sul Educacional, foi coautora do livro “Implementação de Políticas e Atuação de Gestores Públicos: experiências recentes das políticas de redução das desigualdades”, publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
A obra, que analisa políticas públicas para a redução das desigualdades no Brasil, foi produzida a partir de gestores e pesquisadores sobre políticas públicas, e contou com a parceria de instituições de ensino superior como a Unicid, de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas (FGV) e PUC-Rio, ambas do Rio de Janeiro (RJ).
A discussão central da obra está relacionada à capacidade do Estado em exercer o papel de agente implementador de políticas e, assim, agir de maneira mais efetiva em prol da população. A publicação reúne experiências que levaram à redução de desigualdades nas áreas de saúde, educação e assistência nos três níveis da Federação (federal, estadual e municipal) nas últimas décadas.
O livro dispõe de 11 capítulos, estruturados em duas partes. A primeira aborda aspectos que permeiam o debate brasileiro sobre a implementação de políticas públicas e suas relações com a discussão da capacidade estatal e burocrática. A segunda parte, traz relatos de gestoras e gestores públicos que estiveram envolvidos em políticas públicas pertinentes à abordagem.
A docente da Unicid, Drª. Vanda, faz uma análise ao final do livro, no título Reflexões e Aprendizagens (página 259), juntamente das docentes Alicia Bonamino e Cynthia Paes de Carvalho, da PUC-Rio, sobre as experiências dos gestores federais, estaduais e municipais no processo de implementação dessas políticas, com apontamentos de ações e dos planejamentos realizados pelos agentes públicos.
“É de grande relevância uma produção como essa, pois a partir das análises das políticas públicas implementadas depois da Constituição de 1988, conseguimos compreender melhor os cenários e obter aprendizagens para pensar o futuro. Além disso, nosso intuito foi tentar trazer à tona a realidade que nos cerca e permitir reflexões que favoreçam a continuidade da ação pública pela redução da desigualdade social em nossos estados, municípios e em nosso País”, argumenta Vanda.
Para saber mais sobre o teor da obra, acesse: Implementação de Políticas e Atuação de Gestores Públicos - NA INTEGRA, disponível no site oficial do Ipea.
###
Sobre a Unicid - Fundada em 1972, a Universidade Cidade de São Paulo – Unicid é referência na formação de profissionais da área da saúde, com cursos tradicionais e pioneiros na região como Fisioterapia, Odontologia, Enfermagem e Medicina. Além disso, reúne cursos respeitados em diversas áreas do conhecimento e possui mais de 70 mil alunos na graduação, pós-graduação lato e stricto sensu, presenciais e a distância, cursos de extensão e programas de parcerias no Brasil e no exterior. Integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo – Unicid (São Paulo/SP), Universidade de Franca - Unifran (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal - UDF (Brasília/DF, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio - Ceunsp (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba/SP), Faculdade Cesuca (Cachoeirinha/RS), Centro Universitário da Serra Gaúcha - FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul/RS), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa/PB), Centro Universitário Braz Cubas (Mogi das Cruzes/SP) e Universidade Positivo (Curitiba e Londrina /PR), além de colégios de educação básica e ensino técnico. Visite: www.unicid.edu.br  


XCOM Agência de Comunicação Unicid
Xcom Gabrielle Alvares -  gabrielle.alvares@xcom.net.br - (11) 2898-7470
Deborah Slobodticov - deborah.slo@xcom.net.br - (11) 2898-7499

Alexandre Tsuneta - alexandre.tsuneta@xcom.net.br - (11) 2898-7480

Nenhum comentário:

Postar um comentário