MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 28 de fevereiro de 2016

'Não dá nem pra se mexer', diz Neguinho da Beija-Flor após zika


Inseguro sobre as formas de transmissão, intérprete se afastou da família.
Cantor diz que sintomas são piores do que recuperação de quimioterapia.

Nicolás SatrianoDo G1 Rio
Neguinho da Beija-Flor aguarda início da apuração na Sapucaí (Foto: Alexandre Durão/G1)Neguinho da Beija-Flor é diagnosticado com zika (Foto: Alexandre Durão/G1)
Diagnosticado na última quinta-feira (25) com zika, o intérprete Neguinho da Beija-Flor, da escola nilopolitana, está vivendo as agruras da doença. Tanta é a preocupação do cantor, que ele decidiu até se afastar da filha, de 7 anos, e da mulher, Elaine Reis. Inseguro sobre as formas de transmissão do vírus, o intérprete tem medo que, assim como ele, a esposa e a filha também tenham a doença.
Vale destacar que o receio de Neguinho tem fundamento. Isso porque o principal transmissor é o mosquito Aedes aegypti, que, quando infectado, pode passar a doença a  humanos pela picada. Além desta, outras possíveis formas de transmissão, no entanto, ainda estão sendo estudadas.
Por exemplo o risco de transmissão sexual, que ainda não foi comprovado cientificamente. Outras formas de possível contágio seguem intrigando os cientistas. Um dos motivos de preocupação dos especialistas foi encontrar o vírus em amostras de saliva. Apesar disso, não se sabe se ele pode ser absorvido dessa forma por outra pessoa até chegar à corrente sanguínea. Fato é que ainda não existem casos suspeitos de infecção por esse meio.
 
'Desgraça'
"Se elas (mulher e filha) pegarem vai ser um sofrimento. É horrível. Não dá para se mexer, levantar para ir ao banheiro... A cabeça parece que vai explodir. Você não aguenta pegar um telefone, ou torcer uma roupa", contou o intérprete.
Exagero ou não, Neguinho também disse que os sintomas da doença são piores do que a recuperação de quimioterapia. "Na recuperação da quimioterapia eu não tinha dor no corpo, febre... A zika é pior", disse.
Em 2008, o intérprete descobriu um câncer no intestino, foi operado para retirar dois tumores e se submeteu ao tratamento. Em agosto de 2015, passados sete anos, Neguinho revelou que estava livre do câncer.
Para vencer a zika, Neguinho contou que está de repouso e bebendo bastante líquido. De "quarentena", Neguinho está recluso no bairro Nova América, em Nova Iguaçu, na Baixada Flumuniense, enquanto a família permanece em Copacabana, Zona Sul do Rio.
O intérprete diz, ainda, que vários de seus vizinhos de Nova Iguaçu também foram infectados pelo vírus. "Faço questão de divulgar para as pessoas se conscientizarem de que esse mosquito é realmente uma ameaça. Isso é é uma desgraça!", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário