MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 31 de janeiro de 2015

Pau de selfie será permitido no carnaval amapaense


Uso de acessório está proibido em alguns estados brasileiros.
PM explica que não existe lei específica que impeça a utilização do objeto.

Jéssica Alves Do G1 AP
Recife pau de selfie (Foto: Luka Santos/G1) Acessório está pribido em alguns estados
brasileiros (Foto: Luka Santos/G1)
A nova moda do verão, o bastão para câmera ou celular que amplia o ângulo do autorretrato, conhecido como pau de selfie ou bastão de selfie, poderá ser utilizado durante o carnaval no Amapá. Segundo a Liga das Escolas de Samba do estado (Liesap) não há nenhuma norma que regulamente a proibição do uso do acessório durante os desfiles das escolas de samba no sambódromo, que ocorrerão nos dias 14 e 15 de fevereiro.
“Até que os órgãos de segurança publiquem uma recomendação para a restrição desse objeto no sambódromo, vamos permitir que os foliões utilizem o bastão para registrar as imagens da festa”, esclarece a assessora de comunicação da Liesap, Tica Lemos.
Em alguns estados brasileiros como Bahia, Rio de Janeiro, Ceará e Espírito Santo, o uso do acessório está proibido em desfiles de escolas de samba e em estádios de futebol. Segundo os órgãos de segurança pública desses estados, o bastão pode representar um risco para a segurança de torcedores e foliões, caso ocorra algum tipo de tumulto.
Nesses estados, a decisão foi criada com base em regulamentos do estatuto do torcedor, que proíbe "portar objetos, bebidas ou substâncias proibidas ou suscetíveis de gerar ou possibilitar a prática de atos de violência". Mas os amapaenses, por enquanto, podem utilizar o objeto durante os dias de folia e em eventos esportivos.
O diretor de comunicação da Polícia Militar do Amapá, capitão Pedro David, diz que o número de usuários do bastão para câmera ainda é pequeno em relação às demais cidades brasileiras e por isso, não representa um risco para a segurança dos brincantes no carnaval no estado.
“Geralmente quem utiliza esse objeto são famílias e grupos de amigos. Essa moda ainda está chegando para a realidade amapaense e por isso, não vamos restringir o uso do objeto pelos participantes nos desfiles. E também vamos intensificar a segurança para que tumultos e brigas não ocorram e a segurança dos foliões seja garantida”, afirma.
O capitão completa dizendo que não existe nenhuma lei específica que impeça a utilização do bastão durante as festas. Mas outros objetos como garrafas de vidro e utensílios perfurocortantes que possam servir como armas serão fiscalizados pela equipe de segurança que estará no sambódromo, garantem a Liesap e a PM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário