MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 31 de janeiro de 2015

Aumenta número de casos de câncer de pele em Santa Catarina


Estado aparece nas primeiras posições do ranking nacional, o que acende alerta para cuidados ao curtir o sol


Aumenta número de casos de câncer de pele em Santa Catarina Diorgenes Pandini/Agencia RBS
A maneira mais eficiente de prevenir é se proteger corretamente do sol Foto: Diorgenes Pandini / Agencia RBS
Ainda garoto, Luiz Ekke Moukarzel ia muito à praia em Florianópolis e não tomava qualquer tipo de cuidado. Naquela época, não havia muita divulgação sobre os riscos do câncer de pele. Agora, aos 61 anos, sente os efeitos cumulativos do sol e já teve que fazer a retirada de manchas que representavam o início da doença.

Casos como o de Moukarzel são mais comuns a cada ano. Mesmo com mais informações e campanhas de conscientização, a taxa de incidência da doença cresce de forma significativa, principalmente em Santa Catarina, que aparece nas primeiras posições do ranking nacional. Os fatores para a incidência no Estado estão na descendência europeia, que resultou em pele muito clara, e na cultura de ir à praia.

Daniel Holthausen Nunes, presidente da regional catarinense da Sociedade Brasileira de Dermatologia, afirma que, como os homens costumam ser mais expostos constantemente ao sol, caso de agricultores e pescadores, a incidência é bem maior.

— A taxa de detecção cresceu 20% nos últimos 10 anos no Estado. O grande problema do câncer de pele é que, como a lesão é mais visível, o diagnóstico é precoce, então a chance de complicação é menor, por isso as pessoas se preocupam menos. Mas câncer é câncer e, se demorar, pode precisar de procedimento que deixa cicatriz ou mutilação – diz Nunes.

Embora os tumores costumem aparecer após os 40 anos, eles geralmente são resultado da exposição crônica ao sol ou daquela queimadura de anos atrás:

— O sol é bonzinho, demora um tempo para mostrar os efeitos. Então, aquela queimadura que você teve na infância vai aparecer lá depois dos 40. Por isso é fundamental os cuidados desde criança – explica Márcia Purceli, consultora em dermatologia do programa Bem Estar, da Rede Globo.

Para evitar a doença, o mais importante é priorizar a fotoproteção e usar protetor solar toda vez que sair ao ar livre.

— Se não mudarmos a consciência dos adultos sobre fotoproteção, não iremos mudar este cenário — afirma Márcia.


Aplicativo ajuda a monitorar

Além de cuidar da proteção constante contra o sol, é fundamental acompanhar o surgimento e a alteração de manchas. Há uma regra básica de autoexame chamada de ABCD ( assimetria, borda, cor e dimensão): mancha assimétrica pode ser tumor maligno, assim como a com borda irregular, de dois ou mais tons e maior di que seis milímetros.

Para auxiliar neste pré- diagnóstico, o coordenador do Curso de Ciência da Computação da Universidade Regional de Blumenau ( Furb), Aurélio Hoppe, e o ex- estudante do curso, Thiago Pradi, começaram a desenvolver o aplicativo iMelanoma em 2012. O usuário cadastra a mancha para histórico, tira uma foto da lesão com a câmera do próprio celular e pressiona o botão de diagnóstico e, em segundos, o aplicativo retorna o resultado ( lesão benigna ou maligna).

— Porém, é importante ressaltar que o objetivo não é substituir o especialista e sim, auxiliá- lo. O nível de acerto do aplicativo é em torno de 90% — diz Hoppe.

Nos últimos dois anos, o trabalho de desenvolvimento continuou. Fizeram a portabilidade do aplicativo para a plataforma Android – a iOS já está pronta – e incluíram uma interface para fazer o mapeamento corporal das lesões cutâneas, que serve para acompanhar as modificações.

— Pretendemos disponibilizar o aplicativo, no início, gratuitamente. Mas, antes disso, precisamos conseguir algumas autorizações legais, como do Conselho de Ética — explica o coordenador.
::: Fique por dentro
Tipos
Carcinoma basocelular (CBC)
É o mais prevalente dentre todos os tipos de câncer. O CBC surge nas células basais, que se encontram na camada mais profunda da epiderme (a camada superior da pele). Tem baixa letalidade, e pode ser curado em caso de detecção precoce. Os CBCs surgem mais frequentemente em regiões mais expostas ao sol, como face, orelhas, pescoço, couro cabeludo, ombros e costas.
Carcinoma espinocelular (CEC)
Manifesta-se nas células escamosas, que constituem a maior parte das camadas superiores da pele. Pode se desenvolver em todas as partes do corpo, embora seja mais comum nas áreas expostas ao sol. É duas vezes mais frequente em homens do que em mulheres. Normalmente, têm coloração avermelhada, e apresentam-se na forma de machucados ou feridas espessos e descamativos, que não cicatrizam e sangram ocasionalmente.
Melanoma
Tipo menos frequente dentre todos os cânceres da pele, o melanoma tem o pior prognóstico e o mais alto índice de mortalidade. Em geral tem a aparência de uma pinta ou de um sinal na pele, em tons acastanhados ou enegrecidos. Porém, quando se trata de melanoma, a "pinta" ou o "sinal" em geral mudam de cor, de formato ou de tamanho, e podem causar sangramento. Por isso, é importante observar a própria pele constantemente, e procurar imediatamente um dermatologista caso detecte qualquer lesão suspeita.
Sinais e sintomas
O câncer da pele pode se assemelhar a pintas, eczemas ou outras lesões benignas. Conhecer bem a pele e saber em quais regiões existem pintas faz toda a diferença na hora de detectar. Somente um exame clínico feito por um médico especializado ou uma biópsia podem diagnosticar o câncer da pele, mas é importante estar sempre atento aos seguintes sintomas:
Uma lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente;
Uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;
Uma mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.
Como prevenir
Evitar a exposição excessiva ao sol e proteger a pele dos efeitos da radiação UV são as melhores estratégias. Os grupos de maior risco são os do fototipo I e II, ou seja: pele clara, sardas, cabelos claros ou ruivos e olhos claros. Além destes, os que possuem antecedentes familiares com histórico da doença, queimaduras solares, incapacidade para bronzear e pintas também devem ter atenção e cuidados redobrados.
Usar chapéus, camisetas e protetores solares.
Evitar a exposição solar e permanecer na sombra entre 10 e 16h (horário de verão).
Na praia ou na piscina, usar barracas feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta. As barracas de nylon formam uma barreira pouco confiável: 95% dos raios UV ultrapassam o material.
Usar filtros solares diariamente, e não somente em horários de lazer ou diversão. Utilizar um produto com fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo.
Reaplicar o produto a cada duas horas ou menos, nas atividades de lazer ao ar livre. Ao utilizar o produto no dia-a-dia, aplicar uma boa quantidade pela manhã e reaplicar antes de sair para o almoço.
Observar regularmente a própria pele, à procura de pintas ou manchas suspeitas.
Consultar um dermatologista uma vez ao ano, no mínimo, para um exame completo.
Manter bebês e crianças protegidos do sol. Filtros solares podem ser usados a partir dos seis meses.
Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia

DIÁRIO CATARINENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário