Durante a semana, uma multidão de militantes petistas
instalados na máquina pública atuam nas redes: aos finais de semana, somem. É a
guerra virtual utilizando dinheiro público.
É da avenida Indianópolis, na zona sul da capital paulista,
que uma equipe monitora diariamente as menções na internet ao governador
paulista, Geraldo Alckmin, e à sua administração. Do diretório estadual do
PSDB, um grupo acompanha quais são as principais palavras ligadas ao tucano e
se as referências a ele são "positivas, negativas ou neutras".
Esse mesmo grupo diz à direção do partido -- e,
consequentemente, à cúpula do governo do Estado-- quando é preciso reagir aos
"ataques virtuais". Na última semana, a equipe trabalhou para tentar
minimizar comentários negativos à atuação da Polícia Civil na
cracolândia.Enquanto críticos de Alckmin disseminavam comentários sobre a
violência dos agentes, seus defensores promoviam uma "agenda
positiva", divulgando a sanção da lei que proíbe testes de cosméticos em
animais.
Na região central da cidade (bairro da Bela Vista), uma
equipe faz basicamente o mesmo trabalho, só que para o PT. Comandado pelo
sociólogo Sérgio Amadeu e pelo jornalista Renato Rovai, o grupo usa um software
para monitorar temas que interessam aos petistas e indicar como eles estão
sendo tratados."Mensalão", "PT" e "Dilma" são
as palavras-chave mais buscadas hoje.
A equipe produz relatórios que indicam a temperatura das
discussões e o número de menções a cada assunto. A qualidade das referências é
descrita em detalhes. Esse trabalho é feito para o partido, mas será usado na
campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff e também na do ministro da
Saúde, Alexandre Padilha, ao governo de São Paulo.
BOATOS
Em Brasília, a Pepper (empresa que presta serviço de
comunicação para o PT) já faz o rastreamento de rumores negativos para o
governo federal, além do monitoramento de perfis falsos da presidente Dilma.
Entre os tucanos, Xico Graziano, um dos principais
assessores do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, vai montar a equipe de
internet da campanha do senador Aécio Neves (PSDB-MG). Graziano encomendou um
levantamento da "reputação digital" de Aécio, nome que se dá ao
estudo da origem e qualidade das menções feitas a alguém nas redes.
Sua principal missão é medir o alcance de boatos que são
vinculados ao nome de Aécio. "O PT tem uma rede de blogueiros em seu
bolso, que se dedica a dizer que ele não passa de um bon vivant'. Meu trabalho
é mostrar o Aécio gestor", diz Graziano.
Mas há quem queira colocar pimenta no discurso oficial.
Pedro Guadalupe, um jovem mineiro considerado prodígio em redes sociais, está
entre os mais cotados para integrar a equipe de Aécio. Em 2012, ele trabalhou
com o marqueteiro do PT, João Santana, contra o candidato de Aécio em Belo
Horizonte. Agora, quer fechar negócio com o senador. Para isso, criou um
"cartão de visitas" que entra no ar hoje.
Intitulado "Dilma mente", o site parece, à
primeira vista, um sítio da pré-campanha petista. Mas, como o nome entrega, é
crítico à presidente. "Jogo em alto nível. Ela é presidente e merece
respeito. Mas sou mineiro, profissional, e acho que será ótimo trabalhar com
Aécio", afirma.
O PT, por sua vez, quer profissionalizar a militância. Na
Semana Santa vai promover uma espécie de "Campus Party" em diversas
cidades do Estado para articular uma atuação integrada na rede. (Folha de São
Paulo)
BLOG DO CORONEL
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