MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Saiba como amenizar os efeitos da bebedeira após a festa de Ano Novo


Excesso de álcool pode dar sonolência, enxaqueca e sensibilidade à luz.
Veja quanto cada bebida tem de calorias e confira dieta de 'desintoxicação'.

Luna D'Alama Do G1, em São Paulo

Champanhe (Foto: Antoine Arraou/AltoPress/PhotoAlto/Arquivo AFP)Exagero na bebida requer cuidados depois (Foto:
Antoine Arraou/AltoPress/PhotoAlto/Arquivo AFP)
O novo ano nem sempre começa bem para quem extrapola no consumo de bebida alcoólica durante a festa de réveillon. Os prejuízos desse abuso podem até ser fatais, principalmente no trânsito, mas na maioria das vezes se manifestam apenas sob a forma de sonolência, enxaqueca e sensibilidade à luz nas 12 horas seguintes.
Segundo o clínico geral Claudio Miguel Rufino, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o álcool tem duas fases: primeiro cria um quadro eufórico e, depois, depressivo – a famosa ressaca.
"Nesses dois momentos, há alterações de reflexos, e o grau varia de uma pessoa para outra. É comum ver alguém que acha que dirige melhor quando bebe, mas na verdade o indivíduo fica mais autoconfiante e ousado. Pensa que é super-homem, desrespeita as regras na direção e põe em risco a própria vida e a dos outros", destaca o médico.
O excesso de taças de champanhe e latas de cerveja também pode trazer outros prejuízos, como intoxicação aguda, com náuseas e vômito, insolação, queimaduras, desidratação e afogamento. Isso porque, bêbada, a pessoa acaba dormindo mais no sol, muitas vezes sem protetor, suando muito, fazendo mais xixi – o álcool tem efeito diurético – e tomando pouca água, além de perder o medo de ir até o fundo do mar ou da piscina, mesmo sem saber nadar.
"O indivíduo vira um 'peixe'. Também aumentam os acidentes com os filhos, porque os pais descuidam da vigilância e encorajam as crianças a se arriscar na água", diz Rufino.
E os motivos que levam as pessoas a beber mais no réveillon são vários: comemorar o ano que começa, ficar mais desinibidas, paquerar, esquecer dos problemas.
"Existe uma aura nesta época de que todo mundo precisa estar feliz. E o estômago pode pagar o preço no dia seguinte", ressalta o clínico geral. De acordo com ele, as bebidas destiladas, como cachaça e vodca, têm um potencial muito maior de embriaguez que as fermentadas – como cerveja e vinho.
Nesse caso, é preciso fazer abstinência nos dias seguintes, ingerir bastante água e comer melhor, incluindo frutas e vegetais nas refeições. Para minimizar os efeitos da bebedeira, o ideal é consumir algo antes ou durante o uso de álcool, para diluir o líquido e acelerar o esvaziamento do estômago. Também é importante alternar os drinques com goles de água, para não desidratar.
Água álcool (Foto: Jamie Beck/Image Source/Arquivo AFP)Intercalar água com álcool evita desidratação
(Foto: Jamie Beck/Image Source/Arquivo AFP)
Limite saudável
Rufino explica que o uso crônico de álcool é muito mais perigoso, pois pode causar hepatite alcoólica, uma inflamação no fígado capaz de virar cirrose, doença terminal do órgão em que há a formação de vários nódulos.
"O limite considerado saudável para uma festa são duas taças de champanhe, uma ou duas latinhas de cerveja – desde que a pessoa não dirija – ou uma taça de vinho", afirma o médico.
Rufino recomenda escolher uma única bebida e apreciá-la. Segundo ele, indivíduos com histórico familiar de alcoolismo devem redobrar os cuidados. A razão está no fato de que o álcool envolve características genéticas comuns entre parentes de primeiro grau.
"De 60% a 70% dos filhos com pai ou mãe alcoólatra acabam virando também. Então, o melhor é não se expor ao risco para não desenvolver uma dependência", alerta.
Consequências na balança
Além de todos os efeitos já mencionados, as bebidas alcoólicas contêm uma grande quantidade de calorias, principalmente se vierem acompanhadas de frutas e açúcar, como a caipirinha, ou de leite condensado, no caso das batidas. Por isso, quem está tentando emagrecer ou se manter no peso precisa ficar ainda mais atento.
A nutricionista Lara Natacci destaca que o álcool também pode aumentar o apetite, a pressão arterial e os níveis de triglicérides (um tipo de gordura) no sangue.
valor calórico das bebidas alcoólicas
Bebida Quantidade Calorias
Batida 1 copo (200 ml) 505
Caipirinha de limão com açúcar (vodca ou aguardente) 1 copo (300 ml) 290
Uísque 1 dose (100 ml) 240
Cerveja 1 lata (350 ml) 150
Conhaque 1 dose (150 ml) 125
Cachaça 1 dose (50 ml) 115
Champanhe 1 taça (100 ml) 110
Rum 1 dose (50 ml) 110
Cidra 1 copo (200 ml) 100
Ponche 1 copo (200 ml) 100
Chope 1 tulipa (150 ml) 90
Vinho branco seco 1 taça (100 ml) 85
Vodca 1 cálice (30 ml) 70
Licor 1 cálice (20 ml) 70
Vinho tinto 1 taça (100 ml) 65
Gim 1 dose (30 ml) 60
Saquê 1 cálice (30 ml) 40
"É muito comum inchar depois das festas, por isso é bom tomar bastante água. Alguns alimentos também são diuréticos, como morango, melancia, alcachofra, salsa, agrião, pepino, berinjela, alho, limão e hortelã", enumera. Lara recomenda, ainda, evitar aditivos como cafeína, gordura trans e adoçantes.
Já a nutricionista Andréia Naves indica, para a fase de ressaca de Ano Novo, refeições com betaína, um aminoácido que ajuda no processo de desintoxicação do álcool. Beterraba, marisco e espinafre são fontes dessa substância.
Cardápio detox pós festas
Suco de frutas
1 laranja
1 maçã
2 folhas de couve
2 amoras
3 lascas de gengibre
1 colher de chá de mel com própolis
Bata o suco da laranja com os outros ingredientes, adicione gelo ou água gelada e tome em seguida.
Mais quatro sucos
- ½ copo de água de coco, ½ maçã e 1 folha grande de couve
- 2 laranjas, ½ mamão papaia e 1 colher de sopa de quinua
- 1 maçã, 2 fatias de abacaxi, 1 colher de sopa de aveia e 1 lasca de gengibre
- 2 laranjas, ½ cenoura, ½ beterraba e 1 colher de sobremesa de chia
Suco de laranja (Foto: Reprodução EPTV)Nutricionista dá dica de suco de laranja e outros alimentos para se 'desintoxicar' (Foto: Reprodução EPTV)
Almoço
- Metade do prato: salada de folhas com vegetais crus, temperada com uma colher de chá de azeite, e vegetais cozidos no vapor (berinjela, brócolis, couve-flor, quiabo, aspargo, alcachofra, cogumelo, chuchu e/ou vagem)
- Em ¼ do prato, coloque arroz integral ou macarrão integral, ou uma batata média cozida ou assada com casca
- No outro ¼, ponha um filé de peixe ou frango grelhado, temperado com ervas frescas ou condimentos como curry, pimenta, cominho, gengibre e limão. Adicione uma concha pequena de feijão, lentilha, grão-de-bico ou ervilha cozida
O limite considerado saudável para uma festa são duas taças de champanhe, uma ou duas latinhas de cerveja – desde que a pessoa não dirija – ou uma taça de vinho"
Claudio Miguel Rufino,
clínico geral
Jantar 
- Faça o mesmo do almoço, usando um prato menor (de sobremesa), ou opte por uma salada mais elaborada
- Salada de folhas à vontade, temperada com uma colher de chá de azeite
- 1 xícara de vegetais crus (tomate, pepino, cenoura, beterraba, abobrinha, rabanete e/ou palmito)
- 2 colheres de sopa de oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas e/ou pistache)
- 3 colheres de sopa de atum em conserva, um pedaço grande de tofu ou um pedaço de queijo magro

Cinco dicas de lanches entre refeições
- 1 banana amassada com uma colher de sopa de aveia e uma colher de sopa de quinua
- ½ mamão papaia com ¼ de xícara de granola
- ¼ de manga salpicada com uma colher de chá de chia
- ¼ de abacate batido com limão
- ½ xícara de frutas secas (uva passa, damasco, ameixa e/ou tâmara)
Chá verde com gengibre
Outra opção "detox" é tomar 1 litro de chá verde com gengibre por dia. Ferva 1 litro de água com um pedaço (de mais ou menos 2 cm) de gengibre. Tire do fogo, acrescente três colheres de sopa de chá verde cheias e abafe por 15 minutos. Não reaqueça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário