MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

No AM, especialistas orientam sobre queimaduras com fogos de artifício


CTQ fica localizado no Hospital 28 de Agosto, na Zona Centro-Sul.
Secretário estadual alerta para riscos com crianças.

Do G1 AM

Jovem brinca com fogos de artifício em Nablus, na Cisjordânia, enquanto outras pessoas acompanham o discurso do presidente palestino, Mahmud Abbas, transmitido direto de Nova York (Foto: Nasser Ishtayeh/AP)Brincadeira com fogos de artifícios são comuns
neste fim de ano no mundo inteiro
(Foto: Nasser Ishtayeh/AP)
O perigo de queimaduras provocadas por fogos de artifícios cresce no período de festas de fim de ano. Segundo o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, na passagem do dia 31 de dezembro para 1º de janeiro, no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), em Manaus, em média, três casos de acidentes causados pelos explosivos são registrados. “Quando esse tipo de material explode sem controle, atinge, geralmente, mãos e rosto, gerando, muitas vezes, lacerações e até amputação de membros. É fundamental que as pessoas não se arrisquem”, advertiu o secretário.
Localizado no segundo pavimento do Hospital 28 de Agosto, na Zona Centro-Sul de Manaus, o CTQ já atendeu mais de 1,2 mil pessoas desde março de 2010, quando foi inaugurado pelo Governo do Estado. Para Alecrim, o mais seguro é evitar proximidade com fogos de artifício, deixando esse material para profissionais da área. "É fundamental, inclusive, que os pais não permitam que as crianças façam uso de explosivos. Elas se tornam vítimas fáceis”.
O médico cirurgião do CTQ, Reinaldo Amud, orienta que, em caso de acidente com queimaduras, é preciso que se resfrie rapidamente a área atingida, o que pode ser feito em água corrente ou envolver o membro atingido com pano limpo molhado com água gelada. Deve-se evitar tecidos ou materiais que possam grudar no ferimento, como algodões, por exemplo. Outros alertas incluem são evitar que as bolhas formadas sejam estouradas, a retirada da roupa que está usando ou tirar também acessórios, como pulseiras e anéis, pois o corpo incha naturalmente após uma queimadura e esses objetos podem ficar presos.
Em seguida, o procedimento correto é o envio da pessoa ao CTQ. “Uma das principais características das queimaduras por fogos de artifícios é que são, em sua maioria, lacerantes, ou seja, o ferimento é tão agressivo que a pessoa perde tecidos e até membros”, destacou. No rosto, diz ele, o risco principal é atingir os olhos e, nesses casos, é possível perder a visão. “Nos casos em que há necessidade de cirurgia corretiva e internação, a média de permanência do paciente na enfermaria do CTQ é de 30 dias”, afirmou. Reinaldo Amud ainda afirma que nos casos mais graves em que, por algum motivo, a vítima ficar inconsciente, o resgate deve ser feito pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ou Corpo de Bombeiros, que fará o atendimento de urgência no local e, posteriormente, o transporte do paciente até o CTQ, em condições adequadas.
Pacientes do 28 de Agosto reclamaram da demora no atendimento no hospital nesta segunda-feira (17) (Foto: Marcos Dantas/G1 AM)Centro de Tratamento de Queimados fica localizado no segundo pavimento do Hospital 28 de Agosto, em Manaus (Foto: Marcos Dantas/G1 AM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário