MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 30 de dezembro de 2012

Agricultores começam a preparar a ceia de final de ano no agreste de AL


Estiagem prolongada não tirou o ânimo dos agricultores de Igaci.
Eles pedem que a chuva finalmente volte com regularidade à região.

Do Globo Rural
A estiagem prolongada não foi suficiente para tirar o ânimo dos agricultores de Igaci, no agreste de Alagoas. Eles preparam a ceia de fim de ano ao mesmo tempo em que pedem que a chuva finalmente volte com regularidade à região.
O ano de 2012 chega ao fim cheio de lembranças dolorosas para o agricultor Manoel Carlos dos Santos. Os pés de milho não resistiram ao forte calor e a falta de chuva. Ele só conseguiu feijão suficiente para garantir as sementes do plantio do próximo inverno. Uma das cisternas secou e o jeito foi comprar água para o sustento da família. Mesmo assim, ele está otimista pelo que vem pela frente.
Os animais estão muito magros e quase nada vingou na propriedade dos agricultores Antônio Carlos dos Santos e Terezinha do Nascimento. Eles se programaram e separaram as galinhas para a ceia, além de usar os poucos cajus que resistiram à seca para fazer um doce delicioso.
A silagem feita para alimentar os animais está acabando no sítio de Expedito Alves. Esperançoso com o próximo ano, ele fez questão de separar uma ovelha para o prato principal da virada do ano.
Na opinião dos agricultores, para o ano novo ser realmente bom o clima e o tempo terão de se comportar de maneira diferente em 2013. No assentamento da região, o ano novo será esperado ao som da viola, como manda a tradição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário