MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Lavouras de soja do Maranhão estão se desenvolvendo bem


Agricultores aproveitaram renda obtida com a safra de 2012 para investir.
Renda do agricultor aumentou e os investimentos na lavoura também.

Do Globo Rural

O agricultor Arno Tunnermann está trabalhando feliz da vida. Com os lucros da última safra de soja, terminada em abril, ele pode aumentar a área de plantio que ainda será colhida o ano que vem.
São 850 hectares plantados em Tasso Fragoso, extremo sul do Maranhão, 100 hectares a mais que na última safra. Além disso, Arno investiu em novos equipamentos, como um secador de grãos.
As lavouras no cerrado maranhense movimentaram negócios de cerca de R$ 3,3 bilhões na última safra, de acordo com o Ministério da Agricultura.
A renda do agricultor aumentou 117%, alta que é a soma de três fatores: crescimento da produtividade, recuperação nos preços dos grãos e redução nos custos de produção.
O valor de produção da soja em alta deixou o agricultor com dinheiro no bolso e muito mais disposição para tocar as lavouras. Já tem gente renovando o maquinário e investindo na melhoria do solo.
O agricultor Clair Taglietti é dono de 260 hectares no município de Balsas, sul do Maranhão. Ele fechou a última safra com uma produtividade acima de 55 sacas por hectare e conseguiu fechar negócios a R$ 50 a saca. Agora, ele comemora com um trator novinho na garagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário