MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 29 de julho de 2012

Ponta Negra torna-se opção de lazer noturno para população, em Manaus


Supervisor da Guarda Municipal afirma que movimento a noite é intenso.
Frequentadores reclamam dos banheiros e da falta de iluminação no local.

Mônica Dias Do G1 AM

Praia da Ponta Negra tornou-se ponto de lazer durante a noite em Manaus (Foto: Mônica Dias/G1 AM)Praia da Ponta Negra tornou-se ponto de lazer durante a noite em Manaus (Foto: Mônica Dias/G1 AM)
A praia da Ponta da Negra se firmou como ponto de lazer para todas as horas em Manaus. Revitalizado e entregue novamente em junho deste ano, o local acabou se transformando em uma opção para as noites na capital. Durante toda a semana, pessoas vão à praia no período noturno para tomar banho, jogar futebol e caminhar na areia.
A equipe do G1 foi até o local e conversou com alguns banhistas para saber as vantagens, desvantagens e motivações de ir à praia após o pôr-do-sol. Entre as principais reclamações estão a cobrança pelo uso do banheiro e a falta de iluminação.
Famílias aproveitam para tomar banho de rio na praia durante a noite (Foto: Mônica Dias/G1 AM)Famílias aproveitam para tomar banho de rio na praia durante a noite (Foto: Mônica Dias/G1 AM)
De acordo com a professora Joseane Carvalho, de 32 anos, o horário é o único período em que ela pode desfrutar da praia. “Eu trabalho durante o dia e minha filha estuda. Mas preciso passear também e me divertir, então aproveito o horário da noite para caminhar na praia enquanto minha filha toma banho no rio. É revigorante”, disse.
Já o administrador João Alberto, de 35 anos, aproveita a praia durante a noite para jogar futebol na areia. “É um horário em que nenhum dos amigos está trabalhando e todos podem se reunir. O fato de não ter sol ajuda também, é mais agradável”, afirmou.
A secretária Maria Lúcia, de 42 anos, gosta de levar os filhos para tomar banho, mas reclama dos banheiros. “É preciso pagar para usar o banheiro. Eu tenho três filhos, então é complicado. Fora isso, o banheiro fecha às 22h, depois disso a gente tem que se virar”, relatou.
Para o aposentado Carlos Augusto, de 62 anos, a iluminação é ruim neste período. “Essa praia claramente não foi projetada para ser utilizada à noite. Não há uma iluminação boa no rio e os banheiros fecham cedo. Isso deveria ser repensado, uma vez que Manaus é muito quente e muitas pessoas gostam de passear aqui”, completou.
População aproveita a noite para se divertir no local (Foto: Mônica Dias/G1 AM)População aproveita a noite para se divertir no local (Foto: Mônica Dias/G1 AM)
Perigos e cuidados
Segundo o supervisor da Guarda Municipal da Ponta Negra, Gilberto Menezes, o movimento na praia durante a noite é sempre intenso e aumenta nos fins de semana, o que dificulta o policiamento. “A maioria dos banhistas acaba bebendo, o que resulta em brigas e afogamentos. Também é grande a apreensão de drogas aqui no local, em especial entre jovens”, contou.
Ainda de acordo com o supervisor, apesar de ser uma opção de lazer interessante da cidade, é preciso ter cuidado ao tomar banho de rio durante a noite. “A praia não tem iluminação suficiente para ter salva-vidas esse horário, é quase impossível avistar os banhistas quando o sol se põe. A Guarda sempre alerta verbalmente os frequentadores para que evitem tomar banho à noite e nadem para muito longe, pois o lazer pode acabar em tragédia”, enfatizou.
Segundo a assessoria do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), os horários de funcionamento e supervisão estão sujeitos a alteração devido ao fim de contrato com a empresa Piu Invest Empreendimentos e Incorporações S/A. Até a última sexta-feira (27), os salva-vidas ficavam no local de 7h às 18h, e os banheiros funcionavam de 10h às 22h ao valor de R$1 por usuário. A Guarda Municipal funciona 24h no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário