Chapadinha foi a cidade com maior número de registrados, 2.370 índios.
Já Buriticupu terá o menor número, 89 índios.
(Foto: Divulgação/TSE)
Os números fazem parte da estatística sobre o eleitorado maranhense, recentemente divulgada pelo Tribunal, mas podem ser maiores, segundo a assessoria do TRE, porque levou em consideração apenas os locais em que as pessoas se declararam índios. Fazem parte desta lista índios das aldeias Zutiua, Angico Torto, Mainumy, Rio Corda, Kwarahy, Escalvado, Porquinhos, Sabonete do Leão, Bacurizinho, Bananal, Ipú, Juruá, El Betel, Felipeboné, Coquinho [BR-226], Cana Brava, Santa Maria, Ingarana e dos Flores.
Eles estão localizados em Altamira do Maranhão, Araioses, Arame, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Buriticupu, Caxias, Chapadinha, Fernando Falcão, Grajaú, Itaipava do Grajaú, Jenipapo dos Vieiras, Joselândia, Maranhãozinho, Presidente Sarney e Santa Luzia.
A cidade com o menor números de indígenas registrados é Buriticupu, na região central do Estado. Segundo o TRE-MA, 89 índios estão aptos a votar em 7 de outubro no município. De acordo com o senso demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Maranhão 27.551 pessoas são índios, constituindo 3,76% da população indígena do país
Nenhum comentário:
Postar um comentário