MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 30 de julho de 2012

E A BADERNA TOMA CONTA DO BRASIL!

Grevistas ocupam reitoria da Ufes e espalham balões pelo prédio

Protesto faz alusão "ao governo estar pisando na bola com a educação".
Servidores pararam em 11 de junho.Professores estão há 78 dias em greve.

Amanda Monteiro Do G1 ES

Reitoria da Ufes foi ocupada com bolas coloridas e cartazes (Foto: Luciano Coelho/ Sintufes)Reitoria da Ufes foi ocupada com bolas coloridas e cartazes (Foto: Luciano Coelho/ Sintufes)
Trabalhadores técnico-administrativos, professores e estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) ocuparam a reitoria, na manhã desta segunda-feira (30), e espalharam bolas coloridas nas escadarias e nas portas. Segundo os manifestantes, os balões de festa simbolizavam "a pisada de bola" do governo em relação à greve na educação.
A greve dos servidores começou no dia 11 de junho, como parte do movimento nacional de paralisação dos servidores federais. O governo havia estipulado para esta terça-feira (31) o prazo final para responder ao pedido dos servidores, que querem reajuste salarial linear de 22%. A paralisação, que atinge 35 órgãos em 26 unidades da federação, já dura 41 dias. Os professores universitários também estão parados há 78 dias.
O Ministério do Planejamento cancelou a reunião que teria nesta terça-feira com a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) para apresentar uma resposta às demandas dos funcionários públicos em greve.
A reunião foi adiada em duas semanas e deverá ocorrer apenas na semana iniciada em 13 de agosto, segundo a assessoria de imprensa do Ministério do Planejamento. O motivo do adiamento não foi informado.
As atividades no prédio da administração da Ufes foram suspensas a partir das 7 horas, quando o local foi tomado pelos manifestantes, e vai permanecer durante todo o dia desta segunda-feira, 30.  De acordo com o coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores na Ufes (Sintufes), José Magesk, o fechamento da Reitoria segue orientação da Federação dos Sindicatos das Universidades Brasileiras (Fasubra).
Nesta terça-feira (31), considerado o Dia Nacional de Luta dos Servidores Públicos, haverá outras ações ‘surpresas’ no interior do campus da Ufes. “Queremos mais atenção e a apresentação de propostas efetivas por parte do governo. O ato de hoje (fechamento da reitoria) foi surpresa e visa dar visibilidade ao movimento e mostrar que a greve continua forte”, ressalta Rafael Teixeira, do Comando Local de Greve (CLG) dos docentes da Ufes.
Quem chegava à reitoria para trabalhar ouvia os manifestantes cantarem: "hoje é seu dia de folga, hoje é seu dia de folga, hoje é seu dia de folga, ninguém vai trabalhar". A Ufes informou que as atividades do prédio da reitoria foram transferidas para outras unidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário