Painel foi restaurado pelo Iphan na cidade de Cachoeira, no Recôncavo.
Público pode fazer um passeio virtual pela igreja baiana.
Painel foi restaurado pelo IPhan. (Foto: Divulgação/Ministério da Cultura)
A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, em Cachoeira, município do Recôncavo Baiano, recebeu nesta sexta-feira (27) o painel de azulejos portugueses restaurado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).Formado por 13 mil peças, esse é o maior painel de azulejos portugueses fora de Portugal, de acordo com informações do Ministério da Cultura na Bahia. No site do Ministério é possível fazer um "passeio virtual" por dentro da igreja.
Igreja de Cachoeira recebe maior painel de azulejos
portugueses do país.
(Foto: Divulgação/ Ministério da Cultura)
A entrega dos painéis foi feita pela ministra da Cultura, Ana de Hollanda. A cerimônia contou ainda com a participação do secretário de Cultura do Estado, Albino Rubim, o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida e o superintendente do órgão na Bahia, Carlos Amorim.portugueses do país.
(Foto: Divulgação/ Ministério da Cultura)
Restauração
De acordo com o Ministério da Cultura na Bahia, as 13 mil peças que compõem o painel com cerca de cinco metros de altura foram retiradas uma a uma para passar por um processo de dessalinização.
Para a realização do processo, os azulejos foram divididos em grupos de 250 peças e ficavam submerso por cerca de 40 dias, período em que a água era trocada e analisada para medir o teor do sal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário