MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 5 de março de 2022

Aston Martin DB2/4 foi o primeiro GT da britânica

 


Marcelo Jabulas
@mjabulas
HOJE EM DIA

Um dos automóveis mais famosos do cinema é o Aston Martin DB5, cupê britânico que foi conduzido por diversos intérpretes de James Bond. E dentro da marca ingles anão há outro modelo capaz de ofuscar seu brilho. 

No entanto, muito do sucesso do DB5 se deve a seu ancestral menos famoso, mas bem mais raro. Trata-se do DB2/4. Produzido de 1953 a 1957, esse carro foi o primeiro Gran Turismo por ofício da Aston Martin. O modelo chegou pouco depois de Vittorio Jano ter desenhado o Lancia Aurelia B20, que definiu os dogmas do estilo Gran Turismo. Sua missão era suceder o DB2, um belo cupê, mas com estilo mais sisudo. A marca buscava algo mais agressivo.

Afinal, eram os anos 1950 e a elite europeia ansiava por sofisticação e aventuras. Reza a lenda que ele foi desenhado pelo jovem projetista John Turner, que na época tinha apenas 17 anos.

Verdade ou não, fato é que o DB2/4 era um carro ousado, digno de uma mente rebelde. Ele tinha um capô enorme e integrado aos para-lamas, como nos roadsters de competição da época. Ele ainda tinha cadência do teto em forma de gota, que se prolongava até o para-choque traseiro.

MOTOR DO DB2/4

Para um carro com carroceria tão ousada, era preciso entregar desempenho. O modelo foi equipado com a unidade seis cilindros Lagonda 2.6 litros de 125 cv. Posteriormente, ganhou uma versão revisada com deslocamento elevado para 2.9 litros e 140 cv.

Nos quatro anos em que ficou em linha, o DB2/4 teve 565 unidades fabricadas. Nesse período foram desenvolvidas variações como sedã duas portas, conversível e até mesmo uma versão hardtop (teto rígido). Nessa época, Mr. Bond ainda andava de bicicleta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário