Se, por aqui, o Chevrolet Corsa teve apenas duas gerações, na Europa – onde é vendido com as marcas Opel e Vauxhall – o compacto segue firme e forte, já na sexta geração. E em seus 40 anos de atividade no Velho Mundo, uma das versões mais legais foi a OPC, lançada em 2007, na quarta geração.
Ele concorria no segmento de compactos esportivos, os chamados Hot Hatches, desenvolvido pela Opel Performance Center. Concorria com pequenos esportivos como Mini Cooper S, Peugeot 206 GTi, Renault Clio RS e Volkswagen Polo GTI.
A versão esportiva era equipada com motor 1.6 turbo de 192 cv e 23 kgfm de torque, combinado com transmissão manual de seis marchas. O carrinho era capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos e máxima de 225 km/h.
Para dar conta desse comportamento arisco, o Corsa OPC era equipado com rodas aro 17 e opcionais de 18 polegadas. O modelo ainda contava com conjunto de freios esportivos com discos de 308 mm, na frente, e 264 mm, nas rodas traseiras. O hatch ainda recebeu suspensão esportiva, que garantia muito chão ao modelo.
Estilo
No pacote visual do carango compacto, para-choques exclusivos, ponteira de escapamento central, aerofólio e saias laterais. A esportividade era acentuada pela carroceria duas portas, que deixava o carrinho muito mais agressivo que a opção quatro portas da geração.
Por dentro, recebeu bancos esportivos fornecidos pela Recaro, com tecido na cor da carroceria. Os detalhes coloridas também se repetem no difusor de ar. O Corsa OPC ainda contava com sistema multimídia, um recurso raro em 2007.
A versão ficou em linha até 2014, com cerca de 13 mil unidades comercializadas. No fim de sua carreira, o OPC ainda recebeu uma edição Nurburgring.
Hoje o Corsa está em sua sexta geração e compartilha plataforma com os “primos” Peugeot 208 e Citroën C3. Ainda tem seu charme, mas longe do vigor do OPC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário