MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 19 de junho de 2021

COLUNA MALHA FINA - JORNAL A REGIÃO - 19/06/2021

 

Ki-suco sem colarinho

A prefeitura de Itabuna ensaiou fechar tudo no fim de semana, mas voltou atrás, liberando comércio e shopping. O detalhe sem noção é permitir que os bares funcionem até 21h30, mas proibidos de vender babidas. "Ô garçon, me vê uma mineral bem gelada, que hoje vou comer água!"

Mão única de copo cheio

O prefeito de Ilhéus foi mais esperto e liberou a bebida no fim de semana, até porque a proibição não faz o menor sentido científico. Com bares de Itabuna vendendo água e ki-suco e os de Ilhéus cerveja geladinha, adivinha onde os itabunenses vão passar o fim de semana...

Ignorando quem salva

Apesar de repetir toda hora o mantra de "salvar vidas", o governador da Bahia se importa pouco com quem pode salvá-las. Os médicos do Hospital Regional Costa do Cacau estão com 3 meses de salário atrasado. O estado se escora na terceirização e não dá a mínima. 

 

 

Jão se entende com Jão

jao jao A gente vem dizendo que existe uma grande chance de João Leão aderir à candidatura de João Roma a governador da Bahia, sendo o nome para o Senado na chapa. Ele sabe que o PT não abre mão de lançar Rui B. para o Senado e Leão não pode ser vice de novo.

Baton na cueca, na camisa...

Na segunda-feira João Leão deu mais uma pista de que ṕode se aliar a Roma, conversando longamente em um evento em Salvador e dizendo que "tem muita gente com ciúme de você, mas toque em frente, toque em frente”. Só faltou dizer "comigo para o Senado".

Não descartou a união...

Mas em público Leão tenta manter a imagem de que vai sair para governador. Uma dele foi dizer que é "muito mais fácil o PP atrair ele. Gosto muito dele, mas está começando agora, eu tenho quilômetros de estrada na política e muito mais farinha no saco que ele”. 

 

 

Só falta o papel passado

A declaração é vista pela turma do PP como sinal verde para a união numa chapa Jão Jão. Os pepistas preferem Leão para o governo e Roma para o Senado, mas se as pesquisas lé na frente mostrarem que o ministro tem mais força, é provável que Leão saia para o Senado. O certo é que sairão juntos.

Sem zumbis em 2022

É muito revelador o silêncio dos derrotados na última eleição para prefeito. Gelado Limões, Pé de Manga, Azêdo e Cuma sumiram e não têm ânimo de se lançar para deputado no ano que vem. Parece que finalmente entenderam que foram enterrados na cova rasa da política.

Resposta: menos de 1

Sem a turma da velha política, a eleição no sul da Bahia vai ser dominada pela campanha das primeiras-damas de Itabuna, Andrea Castro, e de Ilhéus, Soane Galvão. Os maridos estão animados e o partido também. Mas... quantas primeiras-damas já se elegeram na Bahia? 

 

 

Emenda virou confissão

Tentando defender o pai, Otto Alencar, da acusação de não ser ortopedista, Otto Filho disse que ele "trabalhou de graça pra Irmã Dulce durante 10 anos". Se trabalhou, cometeu crime de prática ilegal da profissão, porque Otto Alencar não tem essa especialidade.

Prova fácil de conferir

A gente desenha para quem se irritou: só pode ser ortopedista o médico que tem essa especialidade reconhecida pelos conselhos Regional e Federal de Medicina. Otto não tem. Se voce duvida, vá ao site cremeb.org.br e busque pelo nome de Otto, o fake ortopedista.

De ilusão também se vive

Os seis amigos que sobraram ao finado Gelado "vou assumir um cargo importante no estado" Limões compraram terno novo e gravata, tomaram banho, botaram talco e perfume para esperar a posse dele na CAR. Até fretaram um pau de arara para "ir à Bahia". Continuam esperando... 

 

 

Esperando na mansão

Outro petista sem votos que espera um carguinho é o milionário Nilton Cruz, que não precisa do salário, só do poder. Traído dezenas de vezes por seu partido, mas gostando de ostentar a peruca de touro, Nilton recebeu a promessa de cargo no governo de Marão. Continua esperando...

Caloteiro e indiferente

pm Enquanto o tiranete da Bahia vive em sua bolha de propaganda, os moradores do Salobrinho, bairro de Ilhéus ao lado da Uesc, estão apreensivos com o futuro. O módulo policial da PM, que já é ridículo, pode ser fechado porque o governo do estado não paga o aluguel há 8 meses.

Até parece combinado...

O fechamento do módulo vai deixar a comunidade e todos os estudantes da Uesc nas mãos da bandidagem, sem qualquer segurança. Só na universidade circulam 3 mil pessoas. A Bahia não é recordista de homicídos no país a toa. Está entregue aos bandidos. 

 

 

Depois do PP, lá vai o MDB

Depois dos elogios de João Leão (PP), candidato a sair para o Senado na chapa do ministro João Roma, a romaria continuou. Roma foi visitado pelo presidente da Câmara de Salvador, Geraldo Junior e o prefeito de Vera Cruz, Marcus Vinicius, ambos do MDB.

E a Romaria vai aumentando

A visita de Bruno Reis (DEM), prefeito de Salvador, também serviu de sinal verde e criou congestionamento aéreo de secretários municipais e vereadores correndo para Brasília. Se ACM Neto e o PT não acordarem, podem chegar a 2022 desidratados de aliados, inclusive em seus partidos.

Quem é o novo sócio?

Para não esquecer: o cupincha de Cuma, Mané 100, continua ocupando ilegalmente a área interna do Hospital de Base com sua lanchonete e a garagem de seu carro. Usa a eletricidade, a água e a segurança do hospital. Parece que fez "amizade" com alguém grande da nova gestão.

Afastando quem não deve

A demonização promovida pelo PT contra o senador Coronel Ângelo, por ter votado a favor da privatização da Eletrobrás, pode píorar a situação do partido em 2022. Coronel é mais um que nunca esteve satisfeito com a parceria do PT e pode entrar na Romaria. 

 

 

Outra contratação suspeita

As escolas estaduais estão fechadas, mas o tiranete da Bahia, Rui B., abriu licitação de R$ 250 milhões para contratar empresas de segurança para elas e até prédios do governo que já têm servidores em cargos de vigilância. Para quem compra respirador em loja de maconha, até faz sentido...

Quando é conveniente...

Quando o IBGE anunciou, no Censo de 2010, que Ilhéus tinha 184 mil habitantes, a Prefeitura chiou. Quando estimou em 159 mil em 2020, chiou mais uma vez. Porém, hoje a mesma prefeitura usa esses dados para alegar que vacinou 62% dos moradores acima de 18 anos...

Malabarismo de números

Mais interessante é a manipulação dos dados para festejar uma suposta diminuição das internações de ilheenses. Segundo a prefeitura, ela caiu de 39% em maio para 28% em junho. Ele só esqueceu de combinar com os números: eram 23 em 31 de maio, são 32 hoje (+39,5%). 

 

 

Não tem um, nem outro

Acostumado a ser ditador, o tiranete da Bahia, Rui B., declarou que na Bahia não vai haver nenhum passeio de moto com Bolsonaro. "Aqui tem lei e governador", disse, como se fosse verdade. O governo não pode proibir motos de circular no estado, com ou sem Bolsonaro. Nem tem peito pra isso.

Se não consegue, entregue

O secretário da Saúde Precária da Bahia, Fabinho Vida-Boa, afirmou que "o estado não terá condições de absorver uma onda de contaminação semelhante à ocorrida após o São João do ano passado". Além de passar atestado de incompetente, ele mostra que o estado é omisso.

Desculpas não aceitas

Dinheiro não falta, com rios de grana correndo do Governo Bolsonaro para a Bahia. O Ministério da Saúde autoriza todos os leitos de UTI que são pedidos. Se o secretário sabia deste risco, por que não pediu mais UTIs, contratou médicos e comprou remédios? Descaso? Preguiça? 

 

 

Não se anime tanto

É muito boa a intenção do prefeito Augusto Castro em trazer um empreendimento como a Havan para Itabuna, quase um shopping center. Mas é ilusão comemorar porque Luciano Hang disse que "a cidade interessa". Ele falou a mesma coisa a Vane e a Cuma. Depende da economia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário