Presidente do Senado enviou ofício para a vice-presidente Kamala Harris solicitando vacinas estocadas
Com a escassez de vacina contra a Covid-19 no Brasil, muito por conta da morosidade do governo federal no processo de aquisição, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), decidiu pedir socorro aos EUA para acelerar a vacinação.
Por meio de publicação em suas redes sociais, Pacheco informou que o pedido foi feito na sexta-feira (20), quando enviou ofício para a vice-presidente do país norte-americano, Kamala Harris, solicitando doses de vacinas estocadas e sem previsão de uso na população local.
No documento, Pacheco pediu que “seja autorizada, pelas autoridades norte-americanas competentes, a eventual concessão de autorização especial que permita a aquisição, pelo governo brasileiro, de doses de vacina estocadas nos EUA e ainda sem a previsão de serem utilizadas localmente”.
O presidente do Congresso afirmou que o auxílio “daria impulso decisivo ao esforço de imunização dos 210 milhões de brasileiros.”
Pacheco destacou ainda que os dois países têm sido os mais atingidos pela pandemia, ao mesmo tempo em que elogiou a administração do presidente democrata Joe Biden. “Com mais de 100 milhões de doses de vacina já aplicadas, a nova administração transformou os EUA em um caso de sucesso”. O senador também relatou esforços do Brasil na contenção da pandemia, como a produção de vacinas pelas brasileiras Fiocruz e Butantan.
Nenhum comentário:
Postar um comentário