MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 28 de junho de 2015

Índios criam projeto para multiplicar a bovinocultura em comunidades de RR


Sodiur apresentou projeto de R$ 12 milhões que favorece 50 comunidades.
Projeto será levado ao Senado Federal por Telmário Mota (PDT).

Emily Costa Do G1 RR
Índios das etnias Macuxi e Wapichana ligados à Sociedade de Defesa dos Índios Unidos de Roraima (Sodiur), em Boa Vista, criaram um projeto que prevê a multiplicação da bovinocultura em 50 comunidades indígenas. Conforme o presidente da Sodiur, Lu Pedro, a proposta, denominada "Duas vacas para cada índio", está orçada em R$ 12 milhões e poderá beneficiar 14 mil índios.
Conforme Pedro, a proposição foi discutida entre as lideranças indígenas de diversas regiões do estado, onde já existe a criação de gado há décadas. Na proposta, está incluída a capacitação dos índios, o estímulo ao empreendedorismo e até o melhoramento genético dos animais.
"Acima de tudo, prevemos a geração de renda para as comunidades, uma vez que temos espaço e pessoal para investir em uma pecuária forte e modernizada", defendeu Pedro, acrescentando que as comunidades favorecidas pelo projeto ficam na Raposa Serra do Sol, região do baixo Cotingo, baixo São Marcos, Normandia, Uiramutã e Pacaraima.
Ele afirma também que o projeto, entregue ao Senador Telmário Mota (PDT) no sábado (27), é 'ousado', pois prevê que os índios comercializem o gado em vários municípios de Roraima e, futuramente, em Boa Vista. Além da proposta ligada à bovinocultura, uma outra que propõe o fortalecimento da avinocultura, também foi oficializada.
Questionado sobre os impactos ambientais que o aumento na criação do gado pode gerar, o presidente da Sodiur garantiu que 'tudo será efeito para não gerar danos à natureza'. "Para a execução do projeto, vamos discutir todos os pontos com as instituiçõs fiscalizadoras e só depois partir para a prática", afirmou.
À reportagem do G1, a assessoria de comunicação de Telmário Mota informou neste domingo (28) que o parlamentar levará o projeto para apreciação no Senado Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário