MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 30 de junho de 2015

Hospital transfere UTI após receber três pacientes com bactéria KPC


Unidade de terapia intensiva deve ser reaberta na próxima sexta-feira (3).
Segundo unidade de saúde em Balneário Camboriú desinfecção é de rotina.

Do G1 SC
Um hospital de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, transferiu a unidade de terapia intensiva para desinfecção após ter recebido três pacientes com a bactéria multirresistente KPC.
"Foi uma medida preventiva. Essas desinfecções já é uma prática nossa, mas essa a gente teve que fazer fora do nosso cronograma. Recebemos três pacientes com suspeita de superbactéria em abril, mas a confirmação do diagnóstico do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) veio semana passada", afirma Carolina Prazeres, gerente hospitalar do Hospital do Coração.

Segundo ela, a UTI está funcionando em outro setor desde sábado (27) e teve três leitos reduzidos, de 10 para sete. Eles aproveitaram a desocupação na UTI para fazer e a desinfecção para também fazer manutenções no setor. Ela acredita que na próxima sexta-feira (3) a UTI seja reaberta.

Conforme Carolina, quando houve a suspeita de infecção por superbactéria, as medidas de segurança foram tomadas. "Os pacientes vieram de outras instituições e para eliminar esse risco de termos, fizemos a desinfecção. Agora os pacientes não estão mais no hospital", detalha.

Segundo a coordenadora estadual de controle de infecção da vigilância em saúde, Ida Zoz, o hospital agiu certo ao notificar o estado sobre os casos. "Rotina isola a agente multirresistente, uma planilha para notificação. Muitos hospitais em algum momento já receberam pacientes com a bactéria”, afirma.

Como se trata de casos isolados de pacientes que já chegaram ao hospital com infecção, não é necessário uma vistoria do estado. "Há treinamentos constantes e os hospitais sabem o que fazer nesses casos", diz Ida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário