MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 30 de junho de 2015

Controladora erra e 2 aviões quase se chocam quando sobrevoavam a Bahia


Um era da Azul e o outro da Gol

Publicada em TRIBUNA DA BAHIA
O quase acidente aconteceu no domingo (28/6). A Força Aérea Brasileira (FAB) afastou a controladora de tráfego aéreo.
Uma das aeronaves era um ATR-72 da Azul e ia de Barreiras para Salvador; a outra, um Boeing 737-600 da Gol, seguia de Salvador para Aracaju.
Às 15h30 eles se cruzaram a uma distância de 200 pés (60 metros) no ar – a distância mínima estipulada pela Aeronáutica é de mil pés (300 metros).
A ocorrência, classificada pela FAB como “incidente de tráfego aéreo”, foi relatada em um fórum de aviação na internet.
Um dos integrantes do fórum teve acesso ao áudio do comandante da Gol mostrando a irritação do piloto após identificar o outro avião nas proximidades.
- Torre, Gol 1884 encontrou tráfego aqui a 200 pés [60 metros] passando aqui embaixo - disse, o comandante.
E em seguida, após receber uma resposta padrão, com as coordenadas de voo: "Precisamos de algo imediato (...) tem que encontrar um eixo aqui pra gente livre de colisão, minha querida".
Uma aeronave passou sobre a outra. O Boeing da Gol voava a 378 nós (700 km/h) e o ATR da Azul se encontrava a 216 nós (400 km/h).
Todas as aeronaves são equipadas com o TCAS, um aparelho que detecta tráfego nas proximidades e avisa aos comandantes que desviem das suas rotas, com o objetivo de evitar colisões.
Oficialmente, a Azul explicou que a única anormalidade registrada no voo 2662 foi um atraso de 40 minutos na decolagem de Barreiras por problemas técnicos.
Segundo a Gol, a aeronave que fazia o G3 1884 (Salvador – Aracaju), "se manteve durante todo o trajeto a uma distância segura de outras aeronaves".

Nenhum comentário:

Postar um comentário