MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 29 de junho de 2015

África do Sul, que país é esse?




Fui à África do Sul. Quando alguém pensa sobre a África, as primeiras imagens são selva, animais ferozes, conflito, miséria! A África do Sul é totalmente diferente! Vi uma parte da Europa dentro da África. Fiquei surpreso e encantado por onde passei. Muito lindo, planejado, organizado, disciplinado - coisa de inglês!
Depois de percorrer mais de 1.500km de carro, notei quão belo e ordenado é aquele país. Pela primeira vez vi uma cidade mais bonita que o Rio de Janeiro; a Cidade do Cabo, com seus 4.8 milhões de habitantes, além de deslumbrante é toda estruturada! As cidades do interior são bonitas e agradáveis, sobretudo quando o turista percorre e se hospeda na rota dos vinhos; Cape Winelands proporciona uma experiência agradabilíssima ao turista!
Hospedar-me no coração da selva e andar num “Jipe” aberto no meio das feras foi a mais “louca aventura” da minha vida! Caminhar em uma pequena reserva com cinco mil macacos soltos, e pegar num elefante de 3m, é muito complicado! Ver sua filha pular 216m, no bungee jump, da maior ponte do mundo, é de arrepiar os cabelos! Atravessar um rio 12 vezes, num vaivém, em uma tirolesa, é de lascar! Já viajei por este mundão de meu Deus muitas vezes, mas nunca admirei, diverti-me e vivi tantas emoções como naqueles 15 dias! Inesquecíveis! Além do mais, “ainda” é um país barato.
Em 1488, o português Bartolomeu Dias, cruza o Cabo da Boa Esperança no Sul da África. Em 1652, a Companhia Holandesa das Índias inicia a colonização da África do Sul, na Cidade do Cabo. Em 1806, a Inglaterra invade a África do Sul e expulsa os franceses, que tinham expulsados os holandeses. A partir daí, a colonização europeia expandiu-se com os bôeres - origens holandesa, flamenga, francesa e alemã. Em 1918, nasce Nelson Mandela. Em 1931, após muitos conflitos, guerras, segregação, a África do Sul torna-se independente do Reino Unido.
Em 1948, o Partido Nacional (dos brancos), chega ao poder reforçando a segregação racial, iniciada desde o domínio holandês. Começa aí o que ficou conhecido mundialmente como “apartheid”! Os brancos beneficiam-se do poder, riqueza, enquanto a maioria dos negros (70%) não tem direito a quase nada.
Depois de anos de luta em defesa dos Direitos Humanos na África, Nelson Mandela é preso em 1964. Solto em 1991, Mandela torna-se um dos maiores líderes e sábio do século XX. Extraiu da dor e sofrimento a sabedoria de como viver em paz com todos! Com o presidente Frederik de Klerk divide o Nobel da Paz, em 1993. Em 1994, é eleito presidente do seu país pelo partido dos negros, CNA – Congresso Nacional Africano. Em 2013, morre Nelson Mandela - a África chora, o mundo entristece!
Brasil e África do Sul têm semelhanças. O Brasil libertou-se do regime militar há 30 anos, e a África do Sul do apartheid há 22 anos. É lamentável que as jovens democracias foram entregues a inexperientes, incompetentes e corruptos governantes. Assim como o Brasil sofre com o caos econômico, o desemprego, insegurança, a África também já iniciou essa derrocada, porque o atual presidente, Jacob Zuma, reeleito em 2014, chantageia a população ameaçando o retorno do apartheid com manobras populista e corrupta.  
“A única arma para melhorar o planeta é a educação com ética. Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor, origem ou por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se aprendem a odiar, elas podem ser ensinadas a amar”! Comungo com esta fala do líder do século, Nelson Mandela. 
 
Sérgio Belleza é administrador, empresário, consultor e autor dos livros, Caminhado com Walkyria e Ascensão e Queda de um Império Econômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário