MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Reunião em Brasília discute o problema dos estoques públicos


Ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, coordenou reunião.
Abastecimento de milho no Nordeste esteve em destaque.

Do Globo Rural

O conselho foi criado este mês para definir as condições para aquisição e liberação de estoques públicos de alimentos. O ministro Mendes Ribeiro falou sobre a falta de milho para os agricultores do Nordeste.
Os estoques públicos, que são usados para a venda aos produtores por preço mais baixo que o de mercado, estão praticamente zerados. Quase todo o volume dos armazéns foi usado no ano passado para socorrer os agricultores prejudicados pela seca.
A área econômica do governo está analisando a portaria que autoriza a Conab a comprar 300 mil toneladas de milho para recompor os estoques públicos. Segundo o Ministério da Agricultura, essa portaria vai determinar para que regiões o milho será levado e como será transportado, pelo governo ou pelos fornecedores.
"A iniciativa privada está bem mais articulada para fazer a logística. O governo tem dificuldade de fazer isso e nós estamos trabalhando justamente com custos para que se atenda lá no final, o que vai baratear para o governo e consequentemente dar mais mobilidade para atender as regiões que precisam", diz Neri Geller, secretário de Política Agrícola.
Nos próximos dias, o governo deve publicar uma portaria que prorroga o prazo de venda de milho a balcão, por preços subsidiados, para os produtores do Nordeste. Em princípio, esse prazo terminaria na quinta-feira (28).

Nenhum comentário:

Postar um comentário