MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

'Outubro Rosa' estimula a população capixaba na prevenção do câncer

 

A abertura aconteceu na tarde desta sexta-feira (30), no Palácio Anchieta.
O tipo de câncer que mais atinge as mulheres capixabas é o de mama.

Do G1 ES
Outubro está chegando e o rosa vai voltar a colorir a cidade de Vitória, no Espírito Santo. É a campanha de prevenção ao câncer, principalmente o de mama e o de colo de útero. A abertura oficial da campanha 'Outubro Rosa' aconteceu na tarde desta sexta-feira (30), no Palácio Anchieta, na capital.
A campanha está em sua segunda edição e é de âmbito nacional. No Espírito Santo, ela é organizada pela Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc).
A partir desta sexta-feira, vários prédios públicos, grandes empresas e monumentos históricos estarão iluminados de rosa, cor tema da causa. A principal proposta da campanha é estimular a participação de companhias, profissionais da saúde, entidades e da sociedade como um todo, contribuindo para a diminuição do tempo entre o aparecimento de sinais e sintomas do câncer e o diagnóstico, aumentando a expectativa de cura. Para isso, serão promovidas palestras e oficinas para informar sobre os cuidados com a saúde.
O médico oncologista Daniel Leão explicou que os tipos de câncer com maior incidência entre as mulheres capixabas são o câncer de mama, o de colo de útero, o câncer de colo retal e o de pulmão. "O tempo é fundamental para a cura. Se o paciente tem uma suspeita ele deve procurar um médico imediatamente para começar o tratamento", frisou.
Ele ainda explicou que a prevenção do câncer de mama começa com o auto-exame das mamas. "A mulher pode fazê-lo durante o banho. Também é recomendável fazer a mamografia anualmente, principalmente mulheres acima de 50 anos, mas também aquelas que têm um histórico familiar da doença", lembrou o médico.
Nos postos de saúde da Grande Vitória, ainda não é possível fazer o exame. Ele é oferecido gratuitamente apenas no Hospital Santa Rita, no bairro Santa Cecília, na capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário