MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Chuva acima da média deixa pasto verde no agreste de Pernambuco

 

Este ano, o período chuvoso começou mais cedo, em janeiro.
Com o capim verde, produtores de gado compram menos ração.

Do Globo Rural
Durante o segundo semestre, os criadores no agreste de Pernambuco, estão acostumados a ver uma vegetação bem mais seca. O gado estaria apenas no curral comendo ração e não pasto.
Normalmente, o período chuvoso nesta região do estado vai de março a julho. Este ano, a chuva começou mais cedo, em janeiro. O resultado é um capim verde e bonito, com economia para os produtores de gado, que estão comprando menos ração.
“No ano passado, comprava de seis a sete sacos de ração por semana. Até agora, ninguém gastou dinheiro”, diz o criador Zenon da Silva.
O volume de chuva em Caruaru costuma ficar na casa dos 674 milímetros. Este ano, de janeiro a setembro já choveu 900 milímetros.
“Desde o início do ano os institutos de meteorologia já haviam previsto uma chuva acima da média e havia um prolongamento do período chuvoso, que realmente aconteceu. O pecuarista, que geralmente tem seis meses de pastagem verde, esse ano tem nove meses. Isso significa menor custo de produção e maior lucro para o produtor. Ele terá mais 15 ou 20 dias de pastagem verde”, explica Fábio César, agrônomo do IPA, Instituto Agronômico de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário