“Esse carro é um Hot Wheels, mas de verdade”, afirmou meu filho ao entrar no Kwid. De fato, esse Renault parece um carrinho de brinquedo em escala ampliada. Ele é miudinho, sobra na vaga e a turma viaja coladinha dentro dele. Mas há razões para isso.
O Kwid é um projeto desenvolvido originalmente para o mercado indiano. Lá, como aqui, há diferentes alíquotas tributárias para o setor de automóveis. Se por aqui o peso do IPI incide sobre o tamanho do motor, lá é sobre o tamanho da carroceria.
Por lá,carro com mais de 4 metros de comprimento paga mais imposto. Assim, há diversos degraus abaixo dessa medida. E o Kwid com
seus 3,68m se posiciona no segmento de acesso dessa turminha.
Do lado de cá, o carrinho chegou em 2017 para concorrer com o Fiat Mobi e o finado VW Up, no segmento de subcompactos. É o
sucessor natural do Clio e se tornou o carro chefe da Renault. Em 2021, o modelo foi principal produto da marca com quase 53
millicenciamentos, correspondendo a quase metade das vendas da francesa.
NOVOKWID
E depois de cinco anos de praia, o Kwid passou pela primeira plástica. A renovação visual chama a atenção pelo conjunto ótico de dois níveis, que foi a grande intervenção visual do carrinho.
Por dentro, o Kwid ganhou novo quadro de instrumentos, com um relógio de formato analógico mas com ponteiros luminosos que
criam a sensação de um cluster digital. É simpático, mas está longe de ser digital.
Junto com a mudança, o Kwid também passou por ajustes para atender ao Proconve L7 e as regras de segurança que passam a
vigorar em 2024.
RENAULT KWIDOUTSIDER1.0
O QUE É?
Hatch subcompacto de cinco lugares.
ONDE É FEITO?
Produzido na unidade São José dos Pinhais (PR).
QUANTO CUSTA?
Base: R$ 67.690
Testado: R$ 69.190
COM QUEM CONCORRE?
O Kwid Outsider disputa mercado com o Fiat Mobi Trekking,
que também tem proposta aventureira.
NO DIA A DIA
O Renault Kwid é um carro genuinamente citadino. Na cidade ele resolve muito bem, pois, por ser pequeno e estreito,
é muito fácil serpentear no trânsito, assim como encontrar
vagas.
Por
dentro, é apertado. Para se ter uma ideia, alto-falantes e comandos dos
vidros foram posicionados no painel para ganhar alguns centímetros a
mais. Até os vidros das janelas são mais finos. Quatro pessoas viajam
com dignidade, mas sem folga. O quinto passageiro é só no último caso.
Por outro lado, os 290 litros do porta-malas impressionam pelo bom
volume de bagagem.
O Kwid é um carro de acabamento simples e com isolamento acústico precário. No entanto, a versão Outsider agrada
pelo
conteúdo. Ele conta com multimídia (com câmera de ré, Android Auto e
Apple Carplay), direção elétrica, ar-condicionado, retrovisores
elétricos e quadro de instrumentos com velocímetro digital e os
marcadores com “luzinhas”.
MOTOR E TRANSMISSÃO
A unidadetrês cilindros 1.0 passou por um ajuste para atender as novas exigências do PL7. Com novo mapeamento da
central eletrônica inclusão de novo sensor de admissão, fizeram com que a potência saltasse de 70 cv para 71 cv e o
torque
de 9,8 kgfm para 10 quilos. A mudança está longe dos 82 cv do motor do
Sandero, que tem dupla variação de fase, mas resolve bem para seus
parcos 800 quilos. A transmissão de cinco marchas tem engates mais
suaves que as antigas caixas de Logan e Sandero.
COMO BEBE?
Seu
consumo no combinado urbano e rodoviário, com álcool foi de 12,6 km/l.
Um contribuinte para a boa eficiência foi a adoção do sistema
Start/Stop, que ajuda a poupar combustível nos semáforos. Em dias de
gasolina acima de R$ 7, toda ajuda é bem-vinda.
SUSPENSÃO E FREIOS
A
suspensão utiliza conjunto McPherson na frente e eixo rígido atrás. O
acerto é firme e ele responde com solavancos, buracos e quebra-molas. Os
freios receberam discos ventilados, na frente, que os tornaram mais
eficientes. A novidade ficou pela chegada do controle de estabilidade
(ESC), que ampliou o pacote de segurança do carrinho.
PALAVRA FINAL
O
Kwid evoluiu, muito por força da lei. O ganho de potência e torque são
mínimos, mas pelo menos não perdeu força como no Mobi. A versão Outsider
agrada pelo pacote de conteúdos, o que faz dela a melhor versão desse
carrinho, pois não tem opcionais para acrescer o valor, apenas a
pintura. Além disso, tem a vantagem de contar com uma roda de liga leve,
algo que era impossível no Kwid, devido a furação de três parafusos. É
um carrinho simples, mas é o melhor que se pode ter com o mínimo de
dinheiro.
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