(Divulgação)
Sem produção local há mais de um ano, a Ford quer ampliar a participação com modelos produzidos na Argentina. A próxima novidade será o SUV Everest, que deve chegar por aqui no ano que vem.
A marca acaba de revelar a segunda geração do jipão derivado da Ranger para o mercado asiático e australiano. Apesar de não ser oficial, o desembarque em terras latinas é certo e deverá acontecer junto com a nova geração da picape.
Inclusive, o modelo seguirá o mesmo estilo visual da Ranger, que foi revelada no fim de 2021.O modelo utiliza a plataforma de picapes da Ford T6, que também deverá ser utilizada pela nova geração da alemã Amarok (que tem linha de montagem separada por uma cerca de arame, literalmente).
O jipão ganhou linhas mais musculosas, com direito a faróis que seguem a atual identidade visual da gama de picapes da marca, como a nova Ranger e a recém lançada Maverick. Com jeitão intimidador, o modelo ainda conta com rodas aro 21 e para-lamas alargados.
No mercado australiano o Everest é equipado com motor V6 turbodiesel 3.0, combinado com transmissão automática de 10 marchas e tração 4x4. Por aqui ainda é cedo para cravar se o bloco será utilizado na versão portenha.
Brasil
Com o Everest, a Ford não espera ganhar participação expressiva, mas busca volumes melhores do que registrou em 2021. O segmento de SUVs derivados de picapes é modesto e perdeu fôlego nos últimos 20 anos. Em 2021, dos quase 670 mil utilitários vendidos no Brasil, apenas 19 mil utilizam chassi de picape.
Mas, da mesma forma que a Ranger tem dificuldades para ganhar participação entre as médias, o Everest terá que combater outro gigante, o SW4. O grandalhão japonês liderou o nicho com 13,6 mil unidades em 2021, enquanto Chevrolet Trailblazer contabilizou 3.320 licenciamentos e o Mitsubishi Pajero Sport, 2.077 unidades.
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