Especialista explica que ter boa saúde depende de modelos práticos e saudáveis
Foto: Divulgação
Envelhecer faz parte do ciclo da vida e uma das melhores formas de manter a longevidade e bem-estar em dia é cuidando da saúde. Devido ao momento bastante delicado vivido pela pandemia da Covid-19, os idosos tiveram que se adaptar aos novos cuidados de forma especial e para que a saúde seja preservada, a atenção à qualidade de vida é essencial para trazer benefícios e combater diversas doenças.
A endocrinologista e diretora médica do Leme, Marla Cruz explica que na fase da terceira idade é possível notar algumas mudanças naturais que ocorrem no corpo, como por exemplo, as alterações no metabolismo durante o processo de envelhecimento.
“À medida que a pessoa vai envelhecendo vai ocorrendo um declínio gradual no funcionamento de todos os sistemas do corpo. Por conta desse processo, o idoso fica mais sujeito a riscos de doença e nesta fase a saúde requer muitos cuidados”, explica a médica.
A médica ressalta que há um declínio natural no sistema imune dos idosos e isso facilita vírus e bactérias de causarem infecções, muitas vezes graves. “A vacinação tem um papel fundamental de proteger o idoso de uma variedade de doenças, além de imunizar quem deseja viver mais e ter melhores condições de vida”, alerta Marla.
Para a médica, além de manter a caderneta vacinal em dia é muito importante que os idosos adotem hábitos saudáveis fundamentais para evitar inúmeros problemas característicos dessa etapa da vida. Para isso, ela indica cinco orientações que ajudam a auxiliar no aumento da longevidade e da melhora da qualidade de vida como um todo. São essas:
• Fazer exercícios físicos regulares
• Evitar exposição sol
• Manter hábitos alimentares
• Manter corpo sempre hidratado
• Ter uma boa noite de sono
• Realizar exames para um check-up
• Ter vida social ativa
Nenhum comentário:
Postar um comentário