MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Prefeito irrita voluntários e vereador

 


Os voluntários que estão socorrendo os desabrigados pela enchente em Itabuna se irritaram nesta quarta-feira com uma atitude da Prefeitura, que consideram de exploração política. Dezenas de voluntários arrecadaram toneladas de alimentos, roupas, materiais de higiene e limpeza, além de fogões e geladeira, nos últimos quatro dias.

O material era levado para a sede da Secretaria de Esportes e Lazer, no Goes Calmon, onde este grupo separava as doações e montava kits de roupa, de alimentos e de higiene. No fim da tarde os kits eram embarcados em caminhões e distribuídos nos bairros mais afetados. A ação era acompanhada pelo secretário Enderson Guinho.

Nesta quarta, a Prefeitura transferiu todas as doações para o Grapiuna Tenis Clube, para ser distribuídas pela Secretaria de Assistência Social, da primeira-dama Andrea Costa. Os voluntários acusam a Prefeitura de fazer politicagem com o trabalho deles, para beneficiar a candidata a deputada.

Segundo o grupo, "a prefeitura não doou nenhum dinheiro e a secretaria de assistência social sequer atendia o telefone. Fomos nós, a população de Itabuna, que alimentamos as vítimas, que passamos noites em claro mapeando pontos de fome, que montamos e distribuímos as doações".

A revolta é geral e os voluntários ainda não sabem o que vão fazer. E não são os únicos "retados" com a Prefeitura de Itabuna.

Quem também se revoltou foi o vereador Fabrício Pancadinha. Em um video postado nas redes sociais, ele reclama da diferença de tratamento em relação aos desabrigados. Ele cita como exemplo o resgate dos moradores do condomínio Cidadelle, de helicóptero.

"Lá, retiraram as pessoas de helicóptero, mas ignoraram os moradores da Fazenda Progresso, ilhados e desesperados, bem ali do lado. Ninguém foi socorrer. Os secretários são todos de fora e não fazem nada. eles nem atendem o telefone", afirmou.

Voluntários relatam cenas tristes na Rua de Palha onde, segundo eles, nenhuma ajuda da prefeitura chegou. "Tem crianças no meio da lama, baratas e ratos, com fome e sem água potável", conta uma estudante que visitou o local e ficou deprimida com o que viu.

Mas as doações continuam a chegar. A CBF enviou 20 toneladas de alimentos, que começaram a chegar nesta quinta-feira e serão distribuídos em Ilhéus, Itabuna, Itapetininga, Santa Inês e Vitória da Conquista. A articulação foi do presidente em exercício, Ednaldo Rodrigues, e Daniel Alves, ambos baianos.

O Grupo de Mulheres Brasil, Núcleo de Itabuna, reuniu nesta semana 15 toneladas de alimentos que foram entregues no novo QG da Prefeitura. Desde o dia 25, o grupo tem arrecadado roupas, produtos de higiene pessoal, colchões, fraldas, entre outros itens, que já foram entregues aos desabrigados.

Em conjunto com o restaurante Ale Saudável e o grupo Mãos que Ajudam, da Igreja dos Santos dos Últimos Dias, ele também prepara três refeições diárias para eles. Se você puder doar qualquer coisa, ajude, porque muita gente perdeu tudo. 

 

JORNAL  A REGIÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário