MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Governador promove reunião com prefeitos para discutir reconstrução de cidades atingidas pelas chuvas

 


Rui ouviu os relatos sobre as consequências das chuvas e as necessidades de cada município.


Tribuna da Bahia, Salvador
31/12/2021 13:25 | Atualizado há 6 horas e 12 minutos

Compartilhe
Foto: Divulgação

Em reunião virtual na manhã desta sexta-feira (31), o governador Rui Costa reforçou com os prefeitos a necessidade de cadastrar todos os moradores, comerciantes e prestadores de serviços prejudicados pelas enchentes no estado. Estiveram no encontro prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Vale do Jiquiriçá (Convale), do Consórcio Intermunicipal do Rio de Contas (Cimurc) e do Consórcio Intermunicipal da APA do Pratigi (Ciapra).

Rui ouviu os relatos sobre as consequências das chuvas e as necessidades de cada município. Ele também deu orientações sobre como os gestores devem proceder para receber apoio do Governo do Estado e pediu aos prefeitos celeridade no preenchimento dos cadastros para obtenção de recursos e convênios voltados ao início da recuperação das casas destruídas pelas enchentes.

“Preciso que cada prefeitura se empenhe em preencher os cadastros, o mais rápido possível, para que possamos, o quanto antes, dar início aos convênios para a reconstrução das casas em regime de mutirão, além de disponibilizar de maneira exclusiva os benefícios para a população afetada, entre eles o benefício em dinheiro que será fornecido às famílias e os empréstimos de até R$ 150 mil, sem juros, pela Desenbahia", explicou.

O governador ainda informou que vai disponibilizar aos consórcios participantes novos maquinários para dar apoio e ajudar na limpeza e reconstruções das cidades que sofreram com as chuvas.

Marcus Cavalcanti encaminhou as solicitações do governador e dos representantes de cada município no que se refere à recuperação de estradas e vias vicinais, andamentos de licitações e ordens de serviço.

Kit desastre

Tereza Paim destacou a necessidade de manter a atenção com a vacinação contra a Covid-19 e a gripe, além de orientar e auxiliar os prefeitos sobre os cuidados com as equipes de atenção básica à saúde e reforçar os cuidados continuados com o transporte de pacientes em diálise e gestantes.

Paim comentou ainda como funciona o kit desastre fornecido pelo Estado aos municípios. “O kit desastre atende cada pessoa em até 3 meses. Como nem todo o conteúdo será utilizado, esse tempo pode se estender. Quanto ao transporte de pessoas de mulheres com gravidez de risco e pacientes fazendo tratamento de diálise, nós contamos com helicópteros para a remoção e transporte dessas pessoas para uma assistência de qualidade”, disse a secretária.

O kit possui medicamentos e insumos considerados essenciais para evitar e tratar doenças em situações de catástrofe. “São diversos itens, como antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos, antitérmicos, soluções de reidratação oral, além de anti-hipertensivos e antidiabéticos”, acrescentou Paim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário