MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

O BRADESCO ERROU,MAS ACERTOU AO MESMO TEMPO SEM SABER

 


A enorme polêmica gerada pelo comercial do BRADESCO,.onde três lindas “influencers” apareceram num vídeo aconselhando as pessoas a reduzirem o consumo de carne vermelha,mediante seu “corte” por um dia durante  a dieta semanal,causou repercussão negativa entre os frigoríficos e pecuaristas,que ameaçaram “secar” as suas milionárias  contas,operações e investimentos no referido banco.

Foi o que bastou para os banqueiros ordenarem às pressas a retirada desse comercial do ar e repassarem a culpa,”covardemente”,a terceiros,ao seu departamento de “marketing”,como se  eles não tivessem nada a ver com essa história. Em suma: tiraram o corpo fora.

Mas os banqueiros também acertaram sem querer. O referido comercial contém de fato duas verdades. Uma é que os animais ruminantes,como o gado bovino,realmente é um  dos responsáveis pelo “metano” (CH4),aquele gás  gerado no estômago dos mamíferos ruminantes devido à fermentação das gramídeas pastadas pelo animal que, ao lado do “gás carbônico”(CO2),são fontes  diferentes do “efeito estufa”.                                                                                     

E se os brasileiros reduzissem  em 1/7 o consumo de carne vermelha,como sugerem as ditas “influencers”,em nome dos banqueiros,no que resultaria? Mas deve ser considerado que  a importância da pecuária no aquecimento do planeta não tem a dimensão que muitos “ambientalistas” querem lhe emprestar.

Enquanto isso os veículos movidos à combustão são duplamente nocivos ao meio ambiente e à saúde humana. Seus escapamentos não apenas favorecem o efeito estufa,pelo gás carbônico que expelem,como poluem a atmosfera com óxido de nitrogênio e enxofre,mais a fumaça preta que envenena os pulmões e o monóxido de carbono que mata.

Mas há um”pequeno”detalhe que não pode ser esquecido. Tanto o arroto do gado bovino,quanto a “flutuência” do ser humano,expelem metano que causa o efeito estufa. O arroto dos animais é bem pior. Mas a “flutuência” humana não é desprezível. Alguns acusam o “feijão”de ser um dos maiores responsáveis pelo “pum” humano,portanto pelo efeito estufa,e já houve no Reino Unido quem sugerisse reduzir o consumo desse grão para que se evitasse “a desgraça ecológica do planeta”.                                                                                                       

Por que o Bradesco não manda as suas “influencers” fazerem uma campanha de eliminação ou redução do feijão na dieta? Por que o Bradesco não faz uma campanha contra os automóveis,e as suas fábricas,que poluem cem vezes mais? Por que o Bradesco não faz uma campanha de métodos eficientes para reduzir a “flutuência” humana? Por que o Bradesco culpa só os bois e não as pessoas pelo efeito estufa e aquecimento global?

Não há qualquer duvida que os bois e vacas causam muito mais efeito estufa que os humanos. Mas a população mundial é de cerca de 7,4 bilhões de habitantes,todos ”flutuenciando”,em maior ou menor “escala”,enquanto a “população” bovina está em cerca  de 1 bilhão de cabeças,”arrotando”, nos rebanhos somados de todo o mundo. Quem polui mais?

Mas onde o Bradesco acertou sem querer na sugestão de redução do consumo de carne vermelha  está no aspecto do prejuízo à saúde causado pelo  excesso de consumo dessa carne,o que é  quase uma unanimidade entre os médicos.

Sérgio Alves de Oliveira

Advogado e Sociólogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário