MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 19 de junho de 2021

So+ma abre mais uma casa para recebimento de materiais recicláveis em Salvador


Startup de impacto socioambiental estreia uma nova unidade na região de Periperi. Com a inauguração, iniciativa contará com seis casas na capital baiana


Nesta sexta-feira (18), a startup de impacto socioambiental so+ma abrirá mais uma casa para recebimento de resíduos recicláveis na região de Periperi, em Salvador. A unidade atenderá cerca de 50 mil pessoas que moram no bairro. A iniciativa, idealizada pela cientista comportamental Claudia Pires, quer estimular a prática da reciclagem, permitindo que a população reverta seus resíduos em pontos por meio do Programa so+ma vantagens e os troque por benefícios como cursos profissionalizantes, produtos básicos como mantimentos e itens de higiene ou ainda possa transferir doações para ONGs locais. Com a inauguração, os soteropolitanos contarão com seis casas espalhadas pela cidade. 


Desde a abertura das casas em 11 de junho até os dias de hoje, já houve mais de 283 novos participantes que se cadastraram no Programa so+ma vantagens para levar seus materiais, acumular pontos e trocar por benefícios. Além disso, já foram recebidos mais de 2.330 quilos de materiais recicláveis que ajudaram na renda de cooperativas da cidade e foram enviadas para a reciclagem.


O objetivo é chegar à marca de 12 unidades até o segundo semestre deste ano. A estimativa é arrecadar uma média de 20 toneladas de resíduos por mês em cada uma das casas so+ma espalhadas pela cidade. 


"Nosso programa surge como uma oportunidade socioambiental que visa tanto os preceitos da economia circular a partir do incentivo à reciclagem, a geração de emprego e renda para as Cooperativas, como economia e oportunidades de desenvolvimento social para a população", afirma a fundadora do programa Claudia Pires.


O programa chegou a Salvador em 2019 como um projeto piloto de duas casas e já impactou mais de 2,2 mil famílias na cidade, que levaram seus resíduos até as casas so+ma, acumularam pontos e trocaram por cursos e alimentos básicos. Ao todo, o programa so+ma vantagens conseguiu recolher mais de 343,8  toneladas de materiais, o que beneficiou cooperativas da cidade.


O Programa so+ma vantagens é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Salvador por meio de um termo de cooperação, além do apoio do Grupo HEINEKEN no Brasil e Ifood, e conta com a parceria dos hipermercados Assaí e BIG.


Blockchain do vidro

Até a implementação do programa so+ma vantagens, Salvador não contava com um processo de tratamento de vidro descartado pelos consumidores. A iniciativa foi responsável por desenvolver a chamada Cadeia do Vidro, com mensuração de dados e rastreabilidade de todo o processo, criando um blockchain para que a economia circular se feche: desde o vidro descartado pelo consumidor até chegar novamente à indústria.


O blockchain é uma rede que funciona com blocos encadeados muito seguros, que carregam as informações sobre todas as transações pelas quais determinado item passou. O Programa so+ma vantagens, por exemplo, registra o descarte, venda para o convertedor e retorno para a indústria O método garante ao consumidor que o resíduo teve a destinação correta e retornou ao mercado como um novo item para consumo. Hoje, este é o único programa em Salvador habilitado para receber vidro, um dos resíduos com maior volume na cidade. Os resíduos coletados são direcionados para a Indústria Vidreira do Nordeste (IVN), localizada em Estância (SE). Para se ter uma ideia, em Salvador, desde que a cadeia teve início já foram mais de 126 toneladas do material foram desviados do aterro sanitário e devidamente reciclados. 



Importância da reciclagem

Desde o início do programa em Salvador, mais de 311 toneladas de resíduos foram desviados do aterro sanitário e encaminhados corretamente para reciclagem. “Não são apenas resíduos, são materiais que, se reciclados, têm alto valor agregado e podem ajudar muitas pessoas”, diz Claudia.


Outros impactos ambientais positivos já identificados são:


  • Economia de 908  mil KWh de energia. O suficiente para abastecer mais de 108 mil residências por um dia com energia elétrica. (8,34 KWh/residência dia);
  • Menos 2,9 milhões de litros de água utilizados na produção de novas embalagens. O equivalente para atender 16.358 pessoas por um dia com água. (180L hab/dia);
  • Menos de 2,8 milhões de litros de água deixaram de ser contaminados. Foram entregues 2.625 litros de óleo; 
  • Menos 1.605 toneladas de CO2 emitidos. Compensando a emissão de gás carbônico equivalente ao consumo de 308.776 pessoas durante um dia (5,2 Kg/dia por pessoa);
  • Cerca de 1.955 árvores salvas.



SERVIÇO


Cada casa so+ma que recebe os materiais recicláveis da população conta com um atendente que auxilia na pesagem dos resíduos e na computação dos pontos. Cada unidade destina os materiais recebidos para uma cooperativa da região. Para se cadastrar no Programa so+ma vantagens em Salvador ou saber mais sobre o projeto, acesse o site www.somavantagens.com.br. A partir de 04/06, estarão abertas as casas so+ma dos seguintes locais: Assaí Mussurunga, Big Iguatemi, Paripe, e Stella Maris. Elas funcionarão de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30 e aos sábados, das 9h às 12h. 


Confira os endereços: 




Assaí Mussurunga

Rua Professor Plínio Garcez de Sena, 1240 


BIG Bompreço Iguatemi

Avenida Antônio Carlos Magalhães, 3650 


Paripe

Prefeitura Bairro Subúrbio e Ilhas

Rua Pará, 15 


Periperi

Praça da Revolução, s/n



Ribeira

Largo do Papagaio



Stella Maris

Praça de Stella Maris, Alameda Praia de Guaratuba, s/n


Sobre a so+ma 


A startup tem o propósito de gerar impacto socioambiental unindo tecnologia e ciência comportamental a fim de promover a mudança de comportamento, para a promoção da qualidade do meio ambiente e desenvolvimento social nas comunidades por meio de parcerias com entidades privadas, públicas e sem fins lucrativos. 

Levando seus recicláveis aos espaços mantidos pela so+ma, os moradores ganham pontos que podem ser trocados por cursos, alimentação básica, experiências, descontos em supermercado e muito mais. A adesão é totalmente gratuita e sem taxas de anuidade. 

A startup também fomenta o crescimento da economia local ao incentivar as trocas dos pontos em comércios da região.

Para saber mais, acesse www.somosasoma.com.br


Informações à imprensa

Gabriella Moura - 11 95346-5366 - gabriella.moura@ateliercom.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário