O
Brasil tem cerca de 43 mil refugiados, segundo o Comitê Nacional para
Refugiados (CONARE). Em 2019, foi emitido o maior número de carteiras de
trabalho, totalizando 38.541, segundo a ONU no Brasil. Os impactos
provocados pela pandemia agravaram a situação de muitos refugiados que,
sem inserção no mercado de trabalho, precisaram se reinventar e
encontraram no empreendedorismo uma alternativa para driblar o
desemprego e sobreviver no país.
Para
marcar o Dia Mundial do Refugiado (20), criado pela Assembleia Geral
das Nações Unidas em 2000, FURNAS e Sicoob realizam o webinar “Marketing
Digital para Refugiados Empreendedores”. A apresentação contará com
Thyana Azevedo e Erica Portugal, analistas de comunicação e marketing do
Sicoob com especializações em mídias sociais. O bate papo promete
trazer dicas preciosas para aqueles que desejam empreender ou
incrementar o seu negócio utilizando as redes sociais. O evento virtual
será realizado na segunda-feira (21/6), às 10h, na plataforma zoom: https://zoom.us/j/98194758615.
“A iniciativa de abordar o marketing digital para refugiados empreendedores surgiu com a percepção dos desafios sem precedentes
advindos com a pandemia. FURNAS já desenvolve ações ao longo dos anos
para essa população. Neste ano, trouxemos esse tema como alternativa
para o refugiado que comercializa produtos típicos e ainda não sabe
empreender no ambiente virtual”, ressalta Claudia Tenório, assistente
social de FURNAS.
Distanciamento
social e crise financeira forçaram o aprendizado rápido de lições
essenciais para o empreendedorismo digital, principalmente para os
refugiados que encontram na língua e na cultura mais um desafio para
sobreviver em outro país. De acordo com Thyana Azevedo, a ideia da
apresentação é apontar caminhos, ensinando dicas simples como:
identificação do público alvo, definição de estratégias de comunicação e
escolhas de ferramentas que possam alavancar o seu negócio nas redes
sociais.
“Nosso
objetivo é levar aos refugiados empreendedores um panorama com pontos
que podem ser trabalhados para iniciar ou fortalecer o seu negócio a
partir do marketing digital”, afirma Thyana.
Para
Erasys Mariela Salazar Alvarado, refugiada da Venezuela, formada em
Administração e com experiência em bancos no seu país, a iniciativa de
FURNAS e Sicoob ajudará a potencializar projetos nas áreas de
alimentação e serviço que foram iniciados na pandemia.
“
Agradeço a oportunidade que está sendo dada através dessa palestra. O
meu foco é utilizar esses ensinamentos para ajudar na divulgação dos
negócios que iniciei, mas o rendimento ainda é pequeno”, diz Erasys.
Nenhum comentário:
Postar um comentário