Tuíte sobre o teto de gastos mostra que Lula não aprendeu nada e não mudou nada. Editorial do Estadão:
Está
em curso uma tentativa de construção de uma nova imagem do sr. Luiz
Inácio Lula da Silva, alheia ao passivo de corrupção, incompetência e
negacionismo que marca a trajetória política do Partido dos
Trabalhadores (PT). O líder petista sabe que sua viabilidade eleitoral
depende, entre outras coisas, de que o seu nome não esteja vinculado ao
governo de Dilma Rousseff.
Esta
é a tática: apresentar à população um novo Lula, supostamente moderado e
responsável, a fazer contraponto ao desgoverno de Jair Bolsonaro. Não é
tarefa simples realizar tal metamorfose. Vale lembrar que a carceragem
da Polícia Federal em Curitiba nunca promoveu qualquer espécie de
ressocialização política. O Lula continua o mesmo de sempre, como ele
próprio faz questão de ressaltar.
No
dia 17 de junho, com a verve populista de sempre, o sr. Luiz Inácio
Lula da Silva prometeu revogar a EC do Teto de Gastos. “A quem interessa
o teto de gastos? Aos banqueiros? Ao sistema financeiro? Gasto é quando
você investe um dinheiro que não tem retorno. Quando você dá R$ 1
bilhão para o rico é investimento e quando você dá R$ 300 para o pobre é
gasto?! Nós vamos revogar esse teto de gastos”, escreveu em sua conta
no Twitter.
Em
260 caracteres, o líder petista mostrou que, para fazer demagogia
populista, não tem nenhum pudor de abraçar o negacionismo econômico e
defender o retrocesso.
Resultado
de um enorme trabalho de coordenação política do presidente Michel
Temer, a EC do Teto de Gastos veio precisamente reverter a rota de
irresponsabilidade fiscal implementada pelas administrações petistas – e
que tantos males causou à população, com inflação, desemprego e
retração da atividade econômica. Agora, ignorando todo esse esforço, o
sr. Luiz Inácio Lula da Silva anuncia que vai revogar a medida.
O
tuíte do líder petista sobre o teto de gastos é revelador. Ele não
apenas não reconhece os erros do seu partido – que gestaram e produziram
a crise econômica que assola o País desde 2014 –, como prega
abertamente o retorno à irresponsabilidade fiscal.
Não
há moderação em quem nega os fatos e a ciência econômica e opta por
difundir desinformação. A mensagem do sr. Luiz Inácio Lula da Silva
sobre o teto de gastos traz inequívoca manipulação da realidade,
distorcendo fatos para obter proveito político.
Ao
contrário do que disse o líder petista, o teto de gastos não faz
discriminação entre ricos e pobres. Além disso, foi a limitação das
despesas públicas que possibilitou a trajetória, desde o final de 2016,
da redução das taxas de inflação e de juros.
É
muito fácil vir a público criticar demagogicamente o ajuste fiscal.
Difícil é conseguir reduzir de forma sustentável, sem truques nem
pedaladas, a inflação e a taxa de juros. A depender do sr. Luiz Inácio
Lula da Silva e do PT, essa tarefa não será apenas difícil, mas
impossível. Sem nenhum rubor, o líder petista anuncia que sua proposta
política não tem nenhuma novidade e não contém nenhum aprendizado.
Seguirá cometendo os mesmos erros de sempre.
Logo
após o tuíte do líder petista, o deputado Rodrigo Maia lembrou uma
triste realidade sobre a responsabilidade fiscal do atual governo. “O
próprio Paulo Guedes fez pior do que revogar o teto de gastos: ele
descumpriu e desmoralizou o teto em troca da reeleição do Bolsonaro”,
escreveu o ex-presidente da Câmara no Twitter.
Os
fatos são evidentes. Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro não
querem ajuste fiscal, não querem reformas, não querem debate público
responsável, sem distorções ou negacionismos. O que lhes importa é a
vitória eleitoral.
Não
há moderação onde sobeja irresponsabilidade – a irresponsabilidade de
pôr em risco avanços importantes, alcançados com o esforço e o
sacrifício de toda a população, na tentativa de obter sucesso eleitoral.
Como
hábil comunicador que é, o sr. Luiz Inácio Lula da Silva reitera que
não aprendeu nada e não mudou nada. Podia anunciar tanta coisa, pedir
desculpas por tantos erros. Mas não. Anunciou que vai acabar com o teto
de gastos.
BLOG ORLANDO TAMBOSI

Nenhum comentário:
Postar um comentário