Liberação da telemedicina no país ainda gera preocupações com segurança e qualidade
Gestores, profissionais de saúde e pacientes ganharam um novo aliado para avaliar a qualidade garantindo a segurança de serviços de atendimento a distância. Em uma iniciativa pioneira, a tradicional Acreditação QMentum International, fundada no Canadá desde 1955, criou padrões de qualidade voltados para Saúde Digital, que foram adaptados à realidade das normas regulatórias e assistenciais brasileira. A versão nacional da metodologia foi desenvolvida pelo IQG Health Services Accreditation, juntamente com um grupo de especialistas e está pronta para ser aplicada em todo o território nacional.
O lançamento do manual alerta para a importância desse tipo de serviço que começa a ser inserido no mercado de saúde e em todos os Players. A telemedicina, teleconsultas, telemonitoramento, entre outras modalidades de cuidado digital, se tornaram comuns, porém agora terão um modelo de acreditação, que visa principalmente a segurança do cuidado e dos dados, a bioética e o respeito à legislação.
Rubens Covello, CEO do IQG e do HSO Brazil, explica que, com a acreditação, parametrizam-se protocolos e manuais de atendimento com ações rigorosamente controladas. “O maior risco é a falta de padrões para normatizar aspectos assistenciais e regulatórios do mercado brasileiro. A falta de padrão pode resultar em danos, as vezes irreversíveis, para a instituição e/ou usuário do sistema digital”, alerta. Segundo Covello, o padrão já está sendo aplicado no Brasil, Canadá, Europa e Oriente Médio.
Para Jadson Costa, diretor de Relacionamento do IQG, a acreditação de Saúde Digital dá mais segurança aos profissionais envolvidos no cuidado, às organizações de saúde e aos pacientes. “Muitas instituições e profissionais da saúde se viram obrigadas a adotar a atendimento digital ,sem qualquer preparo e segurança para o paciente, profissional ou negócio. É algo temoroso”, aponta.
De olho na qualidade
A Acreditação QMentum International IQG em Saúde Digital foi desenvolvida a partir dos padrões criados pela Health Standards Organization (HSO) e da Accreditation Canada. Para a adaptação brasileira, foram levados em conta aspectos legais e características do sistema de saúde brasileiro. As normas já contemplam a nova Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD, prevista para entrar em vigor em agosto de 2020.
A metodologia pode ser usada para avaliação de qualquer serviço que utilize ferramentas de telessaúde para o cuidado, como operadoras de planos de saúde, hospitais, clínicas e laboratórios, consultórios entre outros.
Covello reitera que não existe uma receita pronta para ter uma saúde digital de qualidade. “Cada instituição deve buscar uma solução que atenda às suas necessidades e à realidade de seus clientes. Se submeter à acreditação dará às instituições segurança que seus processos seguem padrões seguros e com exigência internacional”, afirma.
Sobre o IQG
O IQG Health Services Accreditation é a maior acreditadora de Saúde da América Latina e a terceira maior do mundo. Seu portfolio ativo inclui mais de 750 instituições de saúde certificadas no Brasil.
Como co-fundador da Aliança Global HSO o IQG é o responsável exclusivo pelo desenvolvimento no Brasil dos padrões QMentum International. É ele também líder em acreditações pela metodologia nacional ONA há 20 anos consecutivos.
Ao lado da Accreditation Canada e de outras acreditadoras, criou a Health Services Organization (HSO), em 2017, por meio da qual desenvolve padrões, programas educativos e outras ações com o intuito melhorar a qualidade de serviços de saúde ao redor do mundo. O IQG desenvolveu o primeiro programa de segurança do paciente no Brasil , O PBSP – Programa Brasileiro de Segurança do Paciente, aberto à participação sem quaisquer ônus de qualquer instituição de saúde brasileira e hoje tem mais de 300 hospitais participantes.
Quer saber mais do IQG: www.iqg.com.br
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