MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Estudantes da Lourenço Castanho são premiadas na Mostratec 2019


Alunas do Ensino Médio representaram a instituição e conquistaram 1º. e 2º. lugares com projetos de iniciação científica; Ganhadoras representarão o Brasil em eventos no exterior
A Lourenço Castanho participou de mais uma edição da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), feira de Ciência e Tecnologia promovida anualmente pela Fundação Liberato Salzano de Cunha, que em 2019 chegou à sua 34ª edição. O evento, realizado entre os dias 22 a 24 de outubro em Novo Hamburgo (RS), é considerado um dos maiores da América Latina do segmento, reunindo representantes de vinte países e de diversos estados brasileiros. 
A aluna Stella Hadassa Vieira, ficou em 1º lugar na Mostratec deste ano, na categoria Ciências Sociais, Comportamento e Artes com o trabalho intitulado “Índice de violência escolar na cidade de São Paulo”. A jovem também foi contemplada com o prêmio de Excelência em Ciência pela Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (ABRIC). Já as alunas Julia Pereira Lima, Maria Luisa de Oliveira Collino Antiga e Natália Moraes Ferreira conquistaram o segundo lugar na mesma categoria com o trabalho “Elaboração de indicadores de prevalência social (IPS) para redefinição do rastreamento onco-mastológico no Sistema Único de Saúde na cidade de São Paulo”. 
O professor Edmilson Quarenta foi o responsável pela orientação dos dois projetos e ressalta a importância do evento para a Instituição. “A Lourenço Castanho já tem uma tradição de destacar-se em eventos como a Mostratec. Isso mostra não só a potência dos trabalhos desenvolvidos pelos nossos alunos, que são premiados praticamente todos os anos, como também a consistência do nosso projeto. Estamos muito orgulhosos por mais esta conquista dos nossos estudantes”, explica Quarenta.
Além da premiação, as alunas foram qualificadas para representar o Brasil em eventos que ocorrerão na Itália e no México.
Mostratec 2019
A Mostratec reuniu jovens cientistas de todos os estados brasileiros e do exterior. Nesta edição da Feira foram apresentados 755 projetos divididos entre 420 na Mostratec com estudantes do Ensino Médio e Técnico e 335 na Mostratec Júnior, divididos em alunos do Ensino Fundamental com 263 projetos e da Educação Infantil com 72 projetos.
Além do Brasil, participam estudantes de vinte países: Argentina, Bielorrússia, Bósnia e Herzegovina, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, Itália, México, Paraguai, Peru, Portugal, Rússia, Taiwan, Tunísia, Turquia e Ucrânia. Paralelamente, o evento contou também com o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), os Jogos Mostratec, a Corrida Mostratec - Feevale - Sesc e o Festival Maker e Mostratec de Robótica.
Os prêmios e incentivos educacionais estimados em mais de R$ 1 milhão foram oferecidos por 36 organizações:APM, Assembleia Legislativa/RS, Broadcom, Corsan, Prefeitura de NH, Sintec/RS, Killing, SKA, Executive, Vilage, Abric, IBTeC, Câmara Municipal de Novo Hamburgo, Orisol, Feevale, Unisinos, Faccat, Univates, Ulbra, UniRitter, Universidade La Salle, QI, Cursão do Fabão, 20th English, Wizard, FioCruz, SAP, Calçados Conforto, Conselho Regional do Técnicos Industriais, Conselho Federal dos Técnicos Industriais, Marinha do Brasil e Menção Honrosa Unesco.
Projetos vencedores
Os projetos ganhadores abordaram dois temas: violência nas escolas e saúde da mulher. O projeto “Índice de violência escolar da cidade de São Paulo” foi baseado em uma pesquisa do Índice de Violência Escolar (IVE) das escolas públicas estaduais da cidade de São Paulo. Os dados foram obtidos por meio da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, pela Lei de Acesso à Informação (lei n°12.527/2011). O resultado da apuração constatou que 28.500 casos de violência escolar envolviam agressões, ameaças/violência interpessoal, danos e outros crimes contra o patrimônio, posse ou encontro de armas e outros objetos perigosos, assédio e questões disciplinares. Já o segundo projeto “Elaboração de Indicadores de Prevalência Social (IPS) para redefinição do rastreamento onco-mastológico no Sistema Único de Saúde na cidade de São Paulo” foi realizado por meio de um rastreamento entre mulheres com 50 e 69 anos dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) e foi constatado quais são os perfis que têm mais vulnerabilidade no tratamento do câncer de mama. Este resultado facilitaria na elaboração de políticas públicas e rastreamento do tratamento mastológico. 
Sobre a Lourenço Castanho 
A Escola Lourenço Castanho, criada em 1964, têm se destacado na missão de fazer uma pedagogia aprimorada que ressalta a importância de formação integral. Seu projeto pedagógico inovador e ousado contempla desenvolver a autonomia e a dimensão social do aluno, além da aprendizagem das áreas acadêmicas.
Contatos para a imprensa:
BrainStory Comunicação
Érick Cirqueira:erick.c@brainstory.com.br
Daniel Fabra: daniel.f@brainstory.com.br 
Rafaella Simões: rafaella.s@brainstory.com.br


Imagens relacionadas

baixar em alta resolução


Erick Cirqueira
55 (11) 5501-4704
rpmacomunicacao.com.br
RPMA Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário