MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Quando achamos que cláusulas pétreas da Constituição não valem nada, estamos mal…


Resultado de imagem para constituição charges"
Charge do Miguel Paiva (Arquivo Google)
José Vidal
Os argumentos dos contrários à tese de que o artigo 283 do Código de Processo Penal está alinhado com a Constituição vigente são ignorados aqui na Tribuna da Internet. O editor da TI diz que este site seria um lugar democrático que abrigaria várias opiniões, porém não percebo tal procedimento. Somente quem é a favor de suas ideias merece espaço. As exceções, como o artigo do Eros Grau são colocadas, mas para criticar e chamar de idiota a ele e a quem concorda com ele.
Ignora que em 2009 o STF decidiu pela inconstitucionalidade dessa afronta à Constituição corretamente, citando na ocasião, o tal de artigo 637 de 1941 que perdeu sua validade para a Constituição de 1988 e por outras leis mais atuais. Em 2016, o STF acolheu uma tese esdrúxula e contraditória do Teori Zavascki que permitia a prisão a partir da decisão da segunda instância.
CUNHA E CABRAL – Por exemplo, Cunha (TRF1 e TRF5) e Cabral estão presos preventivamente. Portanto, não é preciso deturpar cláusulas da Constituição para fazer justiça, basta o Código de Processo Penal.
“Art. 283. Ninguém poderá ser preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada da autoridade judiciária competente, em decorrência de sentença condenatória transitada em julgado ou, no curso da investigação ou do processo, em virtude de prisão temporária ou prisão preventiva. 
§ 1º – As medidas cautelares previstas neste Título não se aplicam à infração a que não for isolada, cumulativa ou alternativamente cominada pena privativa de liberdade. 
§ 2º – A prisão poderá ser efetuada em qualquer dia e a qualquer hora, respeitadas as restrições relativas à inviolabilidade do domicílio. 
DETURPAÇÃO – Ninguém precisa ser um expert em direito para interpretar o artigo. Um bom professor de português não teria dúvidas em traduzir o que ele significa. Querer interpretá-lo de outra forma é deturpar a nossa língua pátria.
Também acho que nossa justiça é morosa que precisa ser aperfeiçoada e deveria ser muito mais ágil. Não é possível que processos demorem anos a fio sem julgamento (Sarney ainda nem foi julgado pelos atos secretos do Senado).
Mas não é por isso que o judiciário deve legislar, pois essa não é sua tarefa. Quanto à Lava Jato, ela deve terminar um dia, porque é específica. E já cumpriu um papel importante. Cabral não foi preso devido à lava jato.
OPERAÇÕES – Outras inúmeras operações da Polícia Federal aconteceram independentemente da Lava Jato.
O que devemos lutar é por sistemas que previnam a corrupção, com uma legislação eficiente e que tenha eficácia.
E principalmente, que os magistrados julguem sob as leis, não sobre as leis. E que não fiquem procrastinando sobre decisões. Aí já melhoraríamos muito.
###

Nenhum comentário:

Postar um comentário