MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Bronquite ou DPOC? Entenda cada uma das doenças



Apesar de terem os mesmos sintomas, doenças têm caraterísticas e tratamentos diferentes

São Paulo, outubro de 2019 – Muitas doenças apresentam sintomas semelhantes e acabam confundindo os pacientes. Dois exemplos que geram algumas dúvidas são a bronquite e a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Ambas atingem os brônquios, têm origem pulmonar e seus principais sintomas são falta de ar, tosse e produção de mucoi,ii. Por mais que no início se manifestem de maneira parecida, tanto o diagnóstico como o tratamento são diferentes. Para melhor compreensão das diferenças entre essas doenças, o Dr. José Roberto Megda Filho, pneumologista da residência de Clínica Médica do Hospital Universitário de Taubaté, explica que “basicamente, bronquite é a inflamação dos brônquios e a DPOC, a junção entre bronquite crônica e a enfisema pulmonar”. Confira as principais informações e diferenciações das doenças:

Causada principalmente pelo tabagismoiii, a DPOC diminui o fluxo de ar dos pulmões, podendo dificultar as atividades mais básicas no dia a dia do paciente, como tomar banho, comer, subir escadas ou caminhar curtas distâncias. Essa doença atinge cerca de 14,9% da população brasileira com idade superior a 40 anos e tem relação com cigarro em quase 90% dos casosi. E mesmo sendo a quarta principal causa de morte no mundoii, 50% dos pacientes são diagnosticados quando a doença já está em estágio moderadoiv.

Ainda não existe cura para a DPOC, portanto o Dr. Megda ressalta, “embora a doença atinja mais homens e pessoas com mais de 40 anos, jovens e mulheres também devem estar atentos aos sintomas. A prevenção como, parar de fumar, é a melhor opção para evitar a doença e o diagnóstico precoce, a principal medida para evitar complicações”. Além do acompanhamento médico e do tratamento convencional com medicamentos, existem outras medidas importantes para evitar restrições no dia a dia do paciente como não fumar, manter uma prática regular de atividade física leve de acordo com orientação médica, além da vacinação contra gripe e pneumonia.

Já a bronquite é uma doença que pode se manifestar de duas formas: como bronquite aguda, um tipo de infecção na maioria das vezes causada por vírus e acompanhada de uma gripe ou resfriado que dura algumas semanas;  ou bronquite crônica, que assim como a DPOC, é resultado também do tabagismo, ou muita exposição à poeira, poluição ambiental, fatores genéticos e infecções, e acompanha o paciente para o resto da vidaii,iv. “No caso da bronquite aguda, o incomodo do paciente é temporário e, quando a infecção é viral, não há necessidade de medicação. Nos casos de infecção por bactérias, é indicado o uso de antibióticos e repouso”, explica o Dr. Megda.

As opções mais modernas para o tratamento de DPOC fazem parte das classes de antagonistas muscarínicos de longa duração (LAMA) e beta-agonistas de longa duração (LABA). Para trazer mais conforto aos pacientes, foi desenvolvido um dispositivo que une os princípios ativos (brometo de tiotrópio + olodaterol) em uma única apresentação capaz de promover dupla broncodilatação, facilitando o tratamento diário dos pacientes sintomáticos, com dispneia, segundo as recomendações para o tratamento da DPOC pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.


INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

Layla Ribeiro
Telefone: 11 3060 3120
Nahia Rosa
Telefone: 11 3060 3124

Referências:

iWorld Health Organization. Chronic obstructive pulmonary disease (COPD) [Internet]. Disponível em: https://www.who.int/en/news-room/fact-sheets/detail/chronic-obstructive-pulmonary-disease-(copd). Acesso em 30 de maio de 2019.
iiMoreira Graciane, Manzano Beatriz, et al. PLATINO, a nine-year follow-up study of COPD in the city of São Paulo, Brazil: the problem of underdiagnosis. J Bras Pneumol. 2013;40(1):30-37. Acesso em: 31 de maio de 2019.
iii Global initiative for chronic obstructive lung disease. global strategy for diagnosis, management, and prevention of copd – 2017
ivTantucci C. Modina D. Lung function decline in COPD. Int J Chron Obstruct Pulmon Dis: 2012;7:95-9. Acesso em: 31 de maio de 2019.

Layla Ribeiro
Intern
+55 11 3060 3120
Edelman Rua Fradique Coutinho, 50, 13º andar – Pinheiros, São Paulo

Um comentário:

  1. Estou aqui para expressar minha profunda e calorosa gratidão pelo medicamento fitoterápico, que recebi do Dr. Imoloa. Agora estou vivendo uma vida saudável desde os últimos 6 meses. Agora estou livre do vírus do herpes genital depois do medicamento à base de ervas que recebi dele. Você pode contatá-lo para a sua medicação através do e-mail drimolaherbalmademedicine@gmail.com./ Whats app- + 2347081986098.Website-http / www.drimolaherbalmademedicine.wordpress.com.

    ResponderExcluir