MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Pesquisas estimulam produção de cacau em Itabuna


         A Prefeitura de Itabuna fortaleceu ações voltadas à produção rural no município a partir do incentivo aos pequenos produtores e do fomento às pesquisas realizadas pela equipe técnica do Departamento de Agricultura da Secretaria Municipal de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente. Neste cenário, destacam-se as atuações de membros do quadro de funcionários que executam pesquisas acadêmicas voltadas ao desenvolvimento de ações efetivas à melhoria da produção no município.
         Com uma pesquisa que traz Cacau-Cabruca (Cabrucabilidade) como eixo central, focando suas ações na potencialização da produção de cacau na região, o engenheiro agrônomo da prefeitura, Pedro Jeronimo de Carvalho, iniciará em março seu estudo a nível de mestrado em Produção Vegetal na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). O trabalho do Pedro Jeronimo tem o objetivo fomentar a produção de cacau no município a partir da metodologia de pesquisa já realizada pelo pesquisador da Ceplac Ivan Costa.
         Ao informar que o estudo tem a orientação do professor Roberto Ferreira Machado e a coorientação dos pesquisadores Raull Rene Valle, Dan Érico Lobão e Ivan Costa, o engenheiro agrônomo destaca a oportunidade de, através de um trabalho fundamentado em pesquisas, aplicar ações que promovem a ampliação e qualificação da produção de cacau no município de Itabuna. Para Pedro, sua tese de mestrado vai validar a Cabrucabilidade como política pública de fomento ao desenvolvimento da produção rural.
O diretor do Departamento de Agronomia, Erlon Botelho comenta que a Cabrucabilidade já é desenvolvida dentro do departamento com objetivo de potencializar os resultados dos produtores no município. Segundo Erlon, a agricultura sai ganhando com a parceria entre a prefeitura e órgãos de respeito como a Ceplac e o Instituto do Chocolate.
Exemplificando essa questão, Erlon conta que “a Bahia é hoje o estado com maior produção de mel no Brasil justamente em decorrência de um projeto desenvolvido pela Ceplac e pode voltar a ser o maior produtor de Cacau a partir do fortalecimento de projetos de extensão como o do cacau-cabruca”.
Cacau-Cabruca
O Cacau-cabruca é desenvolvido a partir da implantação harmônica do cacau em meio mata primária. De acordo com o pesquisador Dan Érico Lobão o “Cacau-Cabruca é um sistema ecológico de cultivo agroflorestal. Baseia-se na substituição de estratos florestais por uma cultura de interesse econômico, implantada no sub-bosque de forma descontínua e circundada por vegetação natural, não prejudicando as relações mesológicas com os sistemas remanescentes”. 
_____________________________________
Prefeitura Municipal de Itabuna
Assessoria de Comunicação Social
Texto: Wilson Junior
Foto: Waldyr Gomes
30 de janeiro de 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário