MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Cresce 9% o volume de venda de carros usados


Os baianos iniciaram o ano de carro novo, mas comprando um automével usado; no ano passado, o setor cresceu e continua a vender bem

Tribuna da Bahia, Salvador
31/01/2018 14:25 | Atualizado há 6 horas e 40 minutos
   
Foto: Romildo de Jesus

Por Rayllanna Lima
Os baianos iniciaram o ano de carro novo, mas comprando um automóvel usado. Após fechar o ano de 2017 com crescimento em torno de 9% no volume de negociações de veículos seminovos na Bahia, na comparação com 2016, o setor continua com força neste ano, conforme pontuou a Associação Oficial de Revendedores de Veículos do Estado (Assoveba). Somente a primeira quinzena deste mês superou em mais de 10% o mesmo período do ano passado.
Em entrevista à Tribuna da Bahia, a presidente da Assoveba, Daniela Peres, relatou que a confiança da população em veículos usados está cada vez maior, mesmo com a retomada dos veículos com 0 km.  “O consumidor tem visto que é mais consciente comprar aquele carro que já sofreu desvalorização de mercado e está buscando seminovos com mais opcionais, mais completos. Ainda tem a condição de que muitos carros continuam com garantia de fábrica. Tivemos um ano de 2017 positivo, agora janeiro começa já com esse crescimento de 10%”, explicou.
A alta na procura por tais automóveis pode ser constatada nas lojas espalhadas pela capital baiana, como revelou o gerente da Sanave Volkwagen e da Nova Bahia Renault, Cleiton Reis. “Converso sempre com colegas de outras lojas e a satisfação é a mesma. Nossa expectativa é manter esse crescimento e chegar a dezembro com um resultado melhor”, disse.
Apesar dos bons resultados, Cleiton detalhou à Tribuna que o ramo tem se mantido em estado “muito sazonal”. “Dezembro do ano passado terminou aquém do que a gente esperava. Porém, nos meses anteriores, conseguimos manter um equilíbrio. Estamos em um mercado em que uma semana é boa, a outra já é ruim. Tenho percebido que a virada de uma quinzena para a outra tem sido forte. Geralmente na última semana, já com a perspectiva de salários, o público a concretizar suas compras”, destacou.
De acordo com ele, em 2017, a venda foi maior na Nova Bahia Renault, que registrou crescimento de 57%, na comparação com 2016. “Fevereiro já preocupa, por ser curto e começar dentro do clima de festa. Estamos preparando os nossos estoques para ter ‘carta na manga’ e fazer com que março continue com o clima bom que começou janeiro”, desejou o gerente.
Transações de usados cresceram em 6,3% no país
As transações de veículos usados no Brasil, considerando todos os segmentos automotivos (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros veículos), apresentaram crescimento de 6,36% em 2017, no comparativo com 2016. Ao todo, foram registradas 14.190.442 transferências em 2017, ante as 13.341.930 feitas no ano anterior, de acordo com os dados apresentados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), no início do ano.
Na comparação entre dezembro e novembro de 2017, o crescimento foi de 15,18%. Contudo, se comparado com dezembro de 2016, o resultado geral de transações de usados, no último mês do ano, apresentou retração de 3,02%.
Considerando apenas o segmento de automóveis e comerciais leves, as transações, no acumulado do ano, somaram 10.730.763 unidades, alta de 7,21% na comparação com 2016. Em dezembro, as transferências de automóveis e comerciais leves usados apresentaram crescimento de 15,97% na comparação com o mês anterior, somando 1.016.018 unidades, contra 876.111 em novembro. Em relação a dezembro de 2016, houve queda de 2,19% nas transações destes veículos.
Sendo assim, de acordo com o presidente da Fenabrave, Assumpção Júnior, o mercado de veículos usados se mostrou estável. “O ano de 2017 foi marcado pela baixa oferta de veículos seminovos e pelo grande número de operações de ‘troca com troco’. Para 2018, a expectativa é de continuidade do crescimento deste mercado, que vem se mostrando maduro nos últimos anos”, ressaltou.
Do total de automóveis e comerciais leves negociados, os usados (de 1 a 3 anos de fabricação) representaram 17,79% do total do volume de dezembro e 15,12% do acumulado do ano.

6 comentários:

  1. Adorei as informações desse artigo, realmente muito esclarecedor, por acaso já viram loja de carros sp boa e confiável para comprar carros

    ResponderExcluir
  2. Adorei as informações desse artigo, realmente muito esclarecedor, por acaso já viram loja de carros sp boa e confiável para comprar carros

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por esse conteúdo, vai me ajudar muito na hora de comprar carros seminovos SP, loja bacana

    ResponderExcluir