MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 31 de agosto de 2013

Produtor rural é multado por exploração ilegal de madeira em MS


Dez toras de aroeira foram apreendidas em fazenda em Bodoquena.
Espécie vegetal é considerada madeira nobre e tem corte proibido por lei.

Do G1 MS

Produtor rural é multado por exploração ilegal de madeira em MS (Foto: Divulgação/ PMA)Toras de aroreira foram cortadas recentemente, segundo capataz da fazenda. (Foto: Divulgação/ PMA)
Um produtor rural de Bodoquena, a 260 km de Campo Grande, foi multado em R$ 3 mil pela Polícia Militar Ambiental (PMA) por usar toras de madeira da espécie aroeira sem autorização ambiental. Segundo a PMA, a espécie vegetal era utilizada na construção de um curral.
O flagrante foi feito pelos policiais na sexta-feira (30). Na fazenda, foram apreendidas dez toras de aroreira, que segundo o capataz da propriedade, seriam usadas para concluir a construção.
O funcionário afirmou aos policiais que a madeira foi cortada recentemente. Conforme a PMA, o produtor rural mora em Campo Grande e não estava na fazenda, mas a esposa dele estava no local e recebeu o documento da autuação.
Além de pagar a multa, o fazendeiro responderá pelo crime ambiental de exploração ilegal de madeira protegida por lei e, caso condenado, pode cumprir pena de um a dois anos de reclusão.
Conforme a PMA, a aroreira é uma espécie vegetal considerada nobre e, por isso, é protegida por lei e tem o corte proibido pela portaria 83-N de 1991 do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Em casos de desmatamento autorizado, a aroeira deve ser preservada. A exploração desse tipo de madeira só é permitida por meio de plano de manejo que deve ser aprovado pelos órgãos ambientais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário