MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Nutricionista fala sobre casos de obesidade em Rio Branco


Rio Branco é a capital com maior número de obesos do país.
'Não é uma vantagem para Rio Branco', diz nutricionista.

Do G1 AC

Rio Branco foi apontada como a capital com o maior número de obesos do país na mais recente pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico). Para a nutricionista Deisy Bertolino uma das principais causas desse problema é o sedentarismo.
"Não é uma vantagem para Rio Branco ser a primeira capital brasileira em obesidade. Hoje a população vem trabalhando em uma rotina muito ativa ficando sem tempo para atividade física.O sedentarismo tem sido a maior causa da obesidade, junto é claro com a alimentação inadequada", explica.
A nutricionista diz ainda que para mudar esse quadro uma das medidas necessárias é estimular desde cedo as crianças na criação de bons hábitos alimentares. "Os pais sempre serão nossos exemplos. Se o pai e a mãe não comem verduras ou frutas a criança vai crescer com esse hábito alimentar", ressalta.
Ela diz ainda que a substituição de biscoitos recheado e refrigerantes por sucos, água de coco e frutas é muito importante e sugere que os pais usem a imaginação para convencer as crianças a comer comidas mais saudáveis.
"Tem várias formas das crianças estarem sendo estimuladas a ter hábitos saudáveis. Para crianças menores de oito anos é possível fazer montagem nos pratos, talvez seja uma coisa mais trabalhosa para os pais, mas é um incentivo muito grande", indica.
Como ter mais disposição no trabalho se nos alimentamos de forma errada?"
Deisy Bertolino, nutricionista
Carboidratos e atividade física
Mas a nutricionista ressalta que os adultos também precisam ter mais atenção aos hábitos alimentares. " Como ter mais disposição no trabalho, ânimo para determinadas atividades se nos alimentamos de forma errada?", questiona.
De acordo com ela o acreano consome um grande número de carboidratos e isso ajuda o ganho de peso. "Hoje queremos colocar o arroz, o feijão, o macarrão, a macaxeira, a farinha e não tem espaço para saladas como couve, tomate salada", diz.
A última dica da nutricionista é para que as pessoas pratiquem atividades físicas. " A atividade física precisa ser rotina, o gasto de energia precisa acontecer para que o corpo fique bem, para que a mente fique bem. Lembrando que com nosso clima quente a ingestão de água é de extrema importância", conclui.
Colaborou Daniel Scarcello, da TV Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário