MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 31 de agosto de 2013

Baleia franca surpreende casal durante pesca no litoral do Paraná


Médica filmou o animal e contou que ele ficou nadando envolta do barco.
Bióloga explica que esta espécie procura a costa para se reproduzir.

Bibiana Dionísio Do G1 PR

Uma baleia da espécie Franca Austral foi vista por um casal que pescava a 13,5 quilômetros da costa no balneário de Itacolomi, no litoral do Paraná, na tarde deste sábado (31). Ela se aproximou e ficou nadando envolta do barco, segundo a médica Kerstin Taniguchi Abagge, de 44 anos, que filmou o animal e encaminhou as imagens para a RPC TV.
Abagge tem o hábito de pescar há cerca de 10 anos. Ela contou que durante este período já viu outros animais como tartaruga e pinguim, porém, esta foi a primeira vez que esteve perto de uma baleia. “No começo, a gente achou que ela estava presa em alguma rede. Inclusive, tem muita rede ilegal por ali. Nós chegamos perto para ver, e ela estava tranquila. Ficou nadando envolta do  barco”.
O aparecimento desta espécie é comum no litoral sul do país, contudo, também pode ser vista na costa sudeste. A bióloga marinha Carolina do Valle Adão explica que as baleias franca saem de latitudes mais frias e buscam as regiões costeiras para o acasalamento, a parição e amamentação dos filhotes. “Muitas vezes as pessoas acham que elas estão encalhadas por terem a mania de ficar quase boiando bem perto da linha da praia”, acrescentou a bióloga.
Uma das caraterísticas marcantes desta espécie, lembrou Carolina Adão, são as calosidades, visíveis no alto e nas laterais da cabeça do animal. São formações naturais desta espécie, que são relativamente macias em filhotes recém-nascidos, adquirem rigidez com o crescimento do animal.  As fêmeas da espécie franca podem chegar a 17 metros de comprimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário