A Secretaria Nacional do Consumidor, órgão vinculado ao Ministério da
Justiça, informou nesta segunda-feira (18) que vai se reunir nesta terça (19)
com representantes da Unilever para esclarecer o recolhimento, pela empresa, de
embalagens do suco de maçã, produzido com soja, que teriam sido contaminadas com
produtos de limpeza.
O recall foi anunciado na última quinta-feira (14) pela empresa, que admitiu
ter detectado o problema em 96 unidades do produto, do lote com as iniciais AGB
25, fabricado em 25 de fevereiro. O consumo pode causar queimaduras, forte
sensação de ardência na boca, enjoo e náusea. A Unilever afirma que retirou do
mercado todas as unidades produzidas na linha da fábrica, localizada em Pouso
Alegre (MG), onde foi detectada a contaminação.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também deve participar da
reunião, segundo o Ministério da Justiça. Nesta segunda, foi publicada resolução
da agência suspendendo a fabricação, distribuição, venda e consumo de todos os
lotes dos produtos com soja da marca Ades, de diferentes sabores, versões e
tamanhos de uma das linhas de produção da fábrica de Pouso Alegre.
Funcionários da Vigilância Sanitária Estadual e Municipal também estiveram na
fábrica para fiscalizar a linha de produção. As informações apuradas serão
utilizadas para definir se um processo administrativo será aberto e se haverá
punição no caso da contaminação dos produtos. A inspeção na empresa teve início
nesta segunda, mas ainda não tem data para ser concluída.
Problema foi detectado
em 96 unidades do
suco
de maça Ades (Foto: Divulgação)
Problema limitado
Por meio de nota oficial divulgada
nesta segunda-feira, a Unilever afirmou que o problema limita-se às 96 unidades
de Ades sabor maçã, embalagem com 1,5 litros produzidas em Pouso Alegre, e que
desde o dia 13/03/13 nenhum produto fabricado na linha onde foi detectado o
problema foi distribuído ao mercado. A linha de produção encontra-se
inativa.
Ainda segundo a empresa, a causa do problema já foi identificada e as medidas
para correção já foram tomadas pela Unilever. A empresa está cumprindo todas as
determinações da Anvisa publicadas nesta segunda-feira, incluindo a retirada do
mercado de todas as unidades produzidas na linha onde foi detectada a
contaminação.
A Unilever afirma ainda que os demais produtos Ades não correspondentes aos
lotes com as iniciais "AG" permanecerão no mercado e se encontram em perfeitas
condições para consumo, e que a empresa está colaborando com a Anvisa com todas
as informações necessárias para a solução do problema.
Recomendação ao consumidor
Os produtos do lote de maçã
com problema foram distribuídos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e
Paraná. Segundo a empresa, a falha identificada "já foi solucionada, os produtos
existentes na empresa foram retidos e os ainda presentes nos pontos de venda já
estão sendo recolhidos".
O consumidor que tiver adquirido o produto não deve consumi-lo. "Em casos de
queimaduras ou outro sintomas, procure imediatamente atendimento médico",
orienta a Anvisa.
Para realizar a troca ou reembolso do produto, o consumidor deve entrar em
contato com o fabricante, a Unilever. A solicitação pode ser feita gratuitamente
pelo SAC no 0800 707 0044, das 8h às 20h, ou pelo e-mail sac@ades.com.br.
Em casos de dúvidas, a Anvisa também dispõe de uma Central de Atendimento:
0800 642 9782.
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