MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 30 de março de 2013

Cachoeira mantém tradição da queima de Judas

Cristina Santos Pita, da sucursal Santo Antônio de Jesus A TARDE

  • Cristina Santos Pita | Ag. A TARDE
    Jair Souza Freitas confecciona bonecos do Judas em Cachoeira
A população de Cachoeira (a 110 km de Salvador) mantém viva há mais de 60 anos a tradição religiosa da Semana Santa de queimar o Judas. O evento, que acontece no sábado de Aleluia, 30, e no domingo de Páscoa, 31, será realizado em diversos bairros da cidade histórica do recôncavo baiano. Entre eles, um que se destaca na comemoração é o bairro dos Currais Velho.
As atividades são realizadas com o apoio da prefeitura através da secretaria municipal de Cultura e Turismo. No município são oito queimas de Judas, além do Currais Velho, acontece no bairro do Caquende, e em seis localidades da zona rural.
Além da queima do Judas, a comunidade poderá se divertir, a partir das 20h de sábado, com as bandas Coração Xonado, New Gueto, Muvuca, Godi, DJ Samir Suzart e Arte Interior. Na madrugada de domingo acontece a queima de Judas com a leitura do testamento. A brincadeira seria uma maneira de os católicos se vingarem da traição de Judas contra o filho de Deus, Jesus. Antes de o boneco 'morrer' enforcado, como o traidorbíblico, tem que apanhar e ser bastante xingado.
"Geralmente eles reúnem os vizinhos do bairro e fazem piada com o nome das pessoas e malham o boneco. Eles mesmos confeccionam o Judas. A prefeitura ajuda instalando as gambiarras, montando o palanque para os shows", diz José Luís Bernardo, secretário de Cultura de Cachoeira.
Na brincadeira, os bonecos são vestidos com paletó velho, camisa, calça, sapatos, meias colocadas nas mãos e gravata. Normalmente, o corpo é recheado com trapos, panos velhos, raspas de madeira e jornais, e pendurado em postes de iluminação pública, galhos de árvores, currais, e depois apanham, são rasgados e queimados.
De algum tempo para cá, personalidades do mundo político, econômico, artístico ou esportivo que caem no desagrado popular, têm sua fisionomia estampada no Judas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário