MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

No RJ, criadouro de javalis funcionava sem licença ambiental

 

Mais de 300 animais foram apreendidos em Nova Friburgo, Rio de Janeiro.
O trabalho foi acompanhado por policiais do Bope.

Do Globo Rural
A operação reuniu mais de 40 homens da coordenadoria de combate aos crimes ambientais, da Polícia, Ibama e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. No sítio, que fica em Macaé de Cima, os fiscais encontraram mais de 300 javalis e a investigação apontou que o criadouro não tem autorização para funcionar.
De acordo com os fiscais, o espaço funcionava há pelo menos 15 anos. A preocupação maior é com o ecossistema porque o sítio fica em área de proteção ambiental, a menos de dois quilômetros do Parque Estadual dos Três Picos.
A espécie se reproduz rapidamente e não tem predadores naturais. Em caso de fuga, poderia provocar um desequilíbrio ambiental.
Os animais foram retirados em dois caminhões e levados para São Paulo, onde serão abatidos e doados ao governo do Rio para distribuição em restaurantes populares e comunidades pobres.
O dono do criadouro foi multado em R$ 100 mil e vai responder por crime ambiental. Ele informou que vai recorrer da multa e que deu entrada, em 1999, em um processo no Ibama para legalização do criadouro, mas nunca obteve resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário